MOBILIDADES

24 mobilidades realizadas 

64 mobilidades PREVISTAS | SHORT AND LONG 

36 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM

13 mobilidades ErasmusPro

(estágios profissionais de 6 meses)

63 + 5 mobilidades de curta duração

(63 mobilidades alunos; 5 acompanhantes)

Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)

1. Entidade de envio:

– Estágios de longa duração em empresas para recém diplomados pelo período de 6 meses (França, Espanha, Itália);
– Estágios curriculares de 6 semanas em empresas (Espanha, Grécia, Itália);
– Estágios curriculares de curta duração em instituições de Ensino e Formação Profissional (Paris, França e Barcelona, Espanha)
– Ações de formação para colaboradores (staff training mobility)

2. Entidade de acolhimento:

– Acolhimento de alunos estrangeiros para estágios curriculares ou profissionais;
– Acolhimento de staff para mobilidades de job shadowing ou para ações de formação;
– Organização de diversas visitas técnicas a pedido de entidades nacionais e internacionais no âmbito de projetos comunitários.

3. Entidade intermediária:

– Acolhimento, preparação e colocação em estágio de participantes de diferentes nacionalidades, em associação com entidades parceiras da escola.

7mobilidades de staff

(Japão,Dinamarca, Itália, Finlândia)

42 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM

13 mobilidades ErasmusPro

(estágios profissionais de 6 meses)

23 + 2 mobilidades de curta duração

(23 mobilidades alunos; 2 acompanhantes)

Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)

1. Entidade de envio:

– Estágios de longa duração em empresas para recém diplomados pelo período de 6 meses (França, Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de 6 semanas em empresas (Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de curta duração em instituições de Ensino e Formação Profissional (Paris, França e Milão, Itália)
– Ações de formação para colaboradores (staff training mobility)

2. Entidade de acolhimento:

– Acolhimento de alunos estrangeiros para estágios curriculares ou profissionais;
– Acolhimento de staff para mobilidades de job shadowing ou para ações de formação;
– Organização de diversas visitas técnicas a pedido de entidades nacionais e internacionais no âmbito de projetos comunitários.

3. Entidade intermediária:

– Acolhimento, preparação e colocação em estágio de participantes de diferentes nacionalidades, em associação com entidades parceiras da escola.

Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas) (KA2)

– Desenvolvimento de projetos vários por forma a promover a inovação, o intercâmbio de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidas nos projetos, assim como estimular o desenvolvimento, a transferência e/ou a realização de práticas inovadoras aos níveis organizacional, local, regional, nacional e europeu.

Temos diversas parcerias em países como a Finlândia, a Noruega, a Islândia, a Alemanha, a Estónia, a Itália, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a França, a Roménia e cremos que na diversidade, na procura da antecipação e da excelência conseguimos, assim, criar um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional, ambiente este preparado para integrar boas práticas e novos métodos nas atividades quotidianas, aberto a sinergias com instituições europeias inovadoras e de qualidade.

4 mobilidades de staff

(Alemanha)

34 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM

6 mobilidades ErasmusPro

(estágios profissionais de 6 meses)

23 + 2 mobilidades de curta duração

(23 mobilidades alunos; 2 acompanhantes)

Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)

1. Entidade de envio:

– Estágios de longa duração em empresas para recém diplomados pelo período de 6 meses (Reino Unido, França e Espanha);
– Estágios curriculares de 6 semanas em empresas (Reino Unido, França, Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de curta duração em instituições de Ensino e Formação Profissional (Paris, França e Londres, UK)
– Ações de formação para colaboradores (staff training mobility)

2. Entidade de acolhimento:

– Acolhimento de alunos estrangeiros para estágios curriculares ou profissionais;
– Acolhimento de staff para mobilidades de job shadowing ou para ações de formação;
– Organização de diversas visitas técnicas a pedido de entidades nacionais e internacionais no âmbito de projetos comunitários.

3. Entidade intermediária:

– Acolhimento, preparação e colocação em estágio de participantes de diferentes nacionalidades, em associação com entidades parceiras da escola.

Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas) (KA2)

– Desenvolvimento de projetos vários por forma a promover a inovação, o intercâmbio de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidas nos projetos, assim como estimular o desenvolvimento, a transferência e/ou a realização de práticas inovadoras aos níveis organizacional, local, regional, nacional e europeu.

Temos diversas parcerias em países como a Finlândia, a Noruega, a Islândia, a Alemanha, a Estónia, a Itália, o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a França, a Roménia e cremos que na diversidade, na procura da antecipação e da excelência conseguimos, assim, criar um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional, ambiente este preparado para integrar boas práticas e novos métodos nas atividades quotidianas, aberto a sinergias com instituições europeias inovadoras e de qualidade.

3 mobilidades de staff

(Alemanha, Itália e Espanha)

mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas

mobilidades para alunos e mobilidades para staff 

Projeto European Voice of Tomorrow – EVT

Finlândia, Islândia, Noruega, Itália
 mobilidades para alunos e mobilidades para staff 

YoungstEUrs

Alemanha, Reino Unido, Itália, Roménia

107 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM

21 mobilidades ErasmusPro

(estágios profissionais de 6 meses)

28 mobilidades para empresas

(estágios profissionais de 6 semanas)

48 + 4 mobilidades para escolas profissionais

(2 semanas; 24 mobilidades para o Reino Unido + 24 mobilidades para França; 4 acompanhantes)

10 mobilidades de staff

(Alemanha, Itália e Espanha)

90 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM

22 mobilidades ErasmusPro

(estágios profissionais de 6 meses)

22 mobilidades para empresas

(estágios profissionais de 6 semanas)

38 + 6 mobilidades para escolas profissionais

(2 semanas; 19 mobilidades para o Reino Unido + 19 mobilidades para França; 4 acompanhantes; + 6 mobilidades alunos)

4 mobilidades de staff

60 mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas

20 mobilidades para alunos e 10 mobilidades para staff 

Projeto ReforE, Ready for Europe

Alemanha, Reino Unido, Roménia, Itália
11 mobilidades para alunos e 11 mobilidades para staff 

EVS, European Voice of Sales

Finlândia, Noruega, Islândia, Itália

60 mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas

14 mobilidades de staff 

Projeto ASTEL, A step towards new European learning: a digital and personalized approach

Saiba mais sobre este projeto

Finlandia, Holanda, Estónia, Bélgica

Acreditação Erasmus+

2021 – 2027

Certificado de Excelência

2022 – 2025

A Escola de Comércio de Lisboa (ECL) tem desenvolvido nos últimos 30 anos vários projetos de mobilidade, proporcionando, em parceria com diversas empresas e instituições nacionais e europeias, a mobilidade dos seus alunos e colaboradores. A escola nasceu, aliás, do Projeto comunitário Petra, tendo desenvolvido posteriormente projetos Sócrates e Comenius e, durante mais de 15 anos, especializando-se em Projetos Leonardo da Vinci (nomeadamente, na vertente de estágios curriculares na União Europeia ao abrigo do PROALV – Programa Aprendizagem ao Longo da Vida). A larga experiência da Escola de Comércio de Lisboa no âmbito dos projetos de mobilidade é reconhecida desde 2010 através da atribuição a nível nacional da Certificação em Mobilidade, tendo recebido desde 2015 a Certificação VET Mobility Charter pelo Programa Erasmus+ (Carta de Mobilidade Educação e Formação Profissional Erasmus+), a qual estará em vigor até 2020, altura de nova candidatura. O Erasmus+ é o programa da União Europeia (UE) nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020, que visa apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.

A nível da Educação e Formação, o Programa Erasmus+ visa promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento e contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.

Consequência da visão europeia que caracteriza o projeto educativo da ECL é o forte empenho no sucesso das mobilidades Erasmus + e que se tem vindo a operacionalizar enquanto:

A oportunidade de realização das mobilidades Erasmus+ é dada por igual a todos os candidatos, independentemente da sua posição social, género ou proveniência. Os critérios de seleção dos candidatos às mobilidades Erasmus+ são, por ordem:

1. motivação;
2. perfil pessoal e profissional: responsabilidade, fiabilidade, empenho e adaptabilidade/resiliência;
3. comportamento;
4. assiduidade;
5. número de módulos em atraso.

A apresentação formal dos diferentes Projetos aos alunos e, consequentemente, dos seus critérios de seleção, dar-se-á, nas horas de Integração Profissional do horário escolar das diferentes turmas: no início do 1º trimestre, para mobilidades de CEF, 1º e 2º anos e no início do 2º Trimestre, para 3os anos. Nesta apresentação, para além de testemunhos de antigos participantes, que ajudam ao esclarecimento e própria motivação para o Projeto, são enunciadas as características do Programa Erasmus+, as bolsas disponíveis e os critérios de seleção dos candidatos. Uma apresentação sumária do Programa é divulgada ciclicamente nas redes sociais, juntamente com o número de bolsas atribuído anualmente pela Agência Nacional Erasmus+.

Inscrição: os alunos candidatos inscrevem-se através de uma carta de motivação entregue no secretariado ao cuidado do seu Orientador Educativo (até à penúltima semana de aulas do 1º trimestre ou 2º trimestre, no caso de alunos finalistas). A carta deve conter as razões pelas quais devem ser selecionados pela escola, assim como os destinos preferenciais e ramo de atividade pretendido para o estágio.

Seleção: Os candidatos são seriados em Conselho de Turma de Avaliação pelos formadores da turma, tendo em conta os critérios já apresentados (CT de 3º trimestre para as mobilidades de recém graduados e de 1º trimestre para os restantes alunos). Com base no número de bolsas atribuídas pela Agência Nacional Erasmus+, o Conselho de Coordenação seleciona, atentando aos mesmos critérios, um número de bolsas por turma tendo em conta a seriação feita em Conselho de Turma de Avaliação, sendo a mesma seleção ratificada posteriormente pela Direção.

Resultados: a seriação e seleção dos candidatos é afixada nos LCD da escola, por forma a dar conhecimento da seleção efetuada, ficando a mesma afixada pelo período estimado de 1 mês. Paralelamente, os resultados da seleção são anexados às respetivas Atas dos diferentes Conselhos de Turma e serão explicitados na reunião entre Orientador Educativo e Encarregados de Educação de início de trimestre.

Para os projetos de Ação Chave 2 (KA2) que envolvem mobilidade de alunos (atualmente Ready for Europe  – Refore e European Voice of Sales – EVS), os quais estão inseridos no âmbito da partilha de boas práticas e apropriação de conhecimentos e competências interculturais, os critérios de seleção passam pela motivação; empenho; capacidade de comunicação; capacidades empáticas; sentido de iniciativa e domínio da língua (em especial o inglês).

Estes projetos KA2 são desenvolvidos em contexto de sala de aula, através de atividades e produtos relacionados com os desafios dos projetos em causa, permitindo o envolvimento de um grande número de turmas e qualificações e proporcionando aos docentes e formadores das turmas, a seleção dos candidatos com base nos critérios já apresentados.