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MOBILIDADES
2022-2023 - Mobilidades para Fins de Aprendizagem (Estágios)
42 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM
13 mobilidades ErasmusPro
(estágios profissionais de 6 meses)
23 + 2 mobilidades de curta duração
(23 mobilidades alunos; 2 acompanhantes)
Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)
1. Entidade de envio:
– Estágios de longa duração em empresas para recém diplomados pelo período de 6 meses (França, Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de 6 semanas em empresas (Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de curta duração em instituições de Ensino e Formação Profissional (Paris, França e Milão, Itália)
– Ações de formação para colaboradores (staff training mobility)
2. Entidade de acolhimento:
– Acolhimento de alunos estrangeiros para estágios curriculares ou profissionais;
– Acolhimento de staff para mobilidades de job shadowing ou para ações de formação;
– Organização de diversas visitas técnicas a pedido de entidades nacionais e internacionais no âmbito de projetos comunitários.
3. Entidade intermediária:
– Acolhimento, preparação e colocação em estágio de participantes de diferentes nacionalidades, em associação com entidades parceiras da escola.
Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas) (KA2)
– Desenvolvimento de projetos vários por forma a promover a inovação, o intercâmbio de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidas nos projetos, assim como estimular o desenvolvimento, a transferência e/ou a realização de práticas inovadoras aos níveis organizacional, local, regional, nacional e europeu.
Temos diversas parcerias em países como a Finlândia, a Noruega, a Islândia, a Alemanha, a Estónia, a Itália, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a França, a Roménia e cremos que na diversidade, na procura da antecipação e da excelência conseguimos, assim, criar um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional, ambiente este preparado para integrar boas práticas e novos métodos nas atividades quotidianas, aberto a sinergias com instituições europeias inovadoras e de qualidade.
4 mobilidades de staff
(Alemanha)
2020-2022 - Mobilidades para Fins de Aprendizagem (Estágios)
34 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM
6 mobilidades ErasmusPro
(estágios profissionais de 6 meses)
23 + 2 mobilidades de curta duração
(23 mobilidades alunos; 2 acompanhantes)
Mobilidade individual para fins de aprendizagem (KA1)
1. Entidade de envio:
– Estágios de longa duração em empresas para recém diplomados pelo período de 6 meses (Reino Unido, França e Espanha);
– Estágios curriculares de 6 semanas em empresas (Reino Unido, França, Espanha, Finlândia, Itália);
– Estágios curriculares de curta duração em instituições de Ensino e Formação Profissional (Paris, França e Londres, UK)
– Ações de formação para colaboradores (staff training mobility)
2. Entidade de acolhimento:
– Acolhimento de alunos estrangeiros para estágios curriculares ou profissionais;
– Acolhimento de staff para mobilidades de job shadowing ou para ações de formação;
– Organização de diversas visitas técnicas a pedido de entidades nacionais e internacionais no âmbito de projetos comunitários.
3. Entidade intermediária:
– Acolhimento, preparação e colocação em estágio de participantes de diferentes nacionalidades, em associação com entidades parceiras da escola.
Cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas (Parcerias Estratégicas) (KA2)
– Desenvolvimento de projetos vários por forma a promover a inovação, o intercâmbio de experiências e saber-fazer entre os diferentes tipos de organizações envolvidas nos projetos, assim como estimular o desenvolvimento, a transferência e/ou a realização de práticas inovadoras aos níveis organizacional, local, regional, nacional e europeu.
Temos diversas parcerias em países como a Finlândia, a Noruega, a Islândia, a Alemanha, a Estónia, a Itália, o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, a Espanha, a França, a Roménia e cremos que na diversidade, na procura da antecipação e da excelência conseguimos, assim, criar um ambiente mais moderno, dinâmico, empenhado e profissional, ambiente este preparado para integrar boas práticas e novos métodos nas atividades quotidianas, aberto a sinergias com instituições europeias inovadoras e de qualidade.
3 mobilidades de staff
(Alemanha, Itália e Espanha)
2020-2022 - Mobilidades de Cooperação e Parcerias Estratégicas
mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas
mobilidades para alunos e mobilidades para staff
Projeto European Voice of Tomorrow – EVT
Finlândia, Islândia, Noruega, Itália
mobilidades para alunos e mobilidades para staff
YoungstEUrs
Alemanha, Reino Unido, Itália, Roménia
2019-2022 - Mobilidades para Fins de Aprendizagem (Estágios)
107 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM
21 mobilidades ErasmusPro
(estágios profissionais de 6 meses)
28 mobilidades para empresas
(estágios profissionais de 6 semanas)
48 + 4 mobilidades para escolas profissionais
(2 semanas; 24 mobilidades para o Reino Unido + 24 mobilidades para França; 4 acompanhantes)
10 mobilidades de staff
(Alemanha, Itália e Espanha)
2018-2021 - Mobilidades para Fins de Aprendizagem (Estágios)
90 mobilidades INDIVIDUAis PARA FINS DE APRENDIZAGEM
22 mobilidades ErasmusPro
(estágios profissionais de 6 meses)
22 mobilidades para empresas
(estágios profissionais de 6 semanas)
38 + 6 mobilidades para escolas profissionais
(2 semanas; 19 mobilidades para o Reino Unido + 19 mobilidades para França; 4 acompanhantes; + 6 mobilidades alunos)
4 mobilidades de staff
2018-2021 - Mobilidades de Cooperação e Parcerias Estratégicas
60 mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas
2018-2020 - Mobilidades de Cooperação e Parcerias Estratégicas
60 mobilidades em projetos de cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas e Parcerias Estratégicas
14 mobilidades de staff
Projeto ASTEL, A step towards new European learning: a digital and personalized approach
Finlandia, Holanda, Estónia, Bélgica
A Escola de Comércio de Lisboa (ECL) tem desenvolvido nos últimos 30 anos vários projetos de mobilidade, proporcionando, em parceria com diversas empresas e instituições nacionais e europeias, a mobilidade dos seus alunos e colaboradores. A escola nasceu, aliás, do Projeto comunitário Petra, tendo desenvolvido posteriormente projetos Sócrates e Comenius e, durante mais de 15 anos, especializando-se em Projetos Leonardo da Vinci (nomeadamente, na vertente de estágios curriculares na União Europeia ao abrigo do PROALV – Programa Aprendizagem ao Longo da Vida). A larga experiência da Escola de Comércio de Lisboa no âmbito dos projetos de mobilidade é reconhecida desde 2010 através da atribuição a nível nacional da Certificação em Mobilidade, tendo recebido desde 2015 a Certificação VET Mobility Charter pelo Programa Erasmus+ (Carta de Mobilidade Educação e Formação Profissional Erasmus+), a qual estará em vigor até 2020, altura de nova candidatura. O Erasmus+ é o programa da União Europeia (UE) nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020, que visa apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.
A nível da Educação e Formação, o Programa Erasmus+ visa promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento e contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa.
Consequência da visão europeia que caracteriza o projeto educativo da ECL é o forte empenho no sucesso das mobilidades Erasmus + e que se tem vindo a operacionalizar enquanto:
A oportunidade de realização das mobilidades Erasmus+ é dada por igual a todos os candidatos, independentemente da sua posição social, género ou proveniência. Os critérios de seleção dos candidatos às mobilidades Erasmus+ são, por ordem:
1. motivação;
2. perfil pessoal e profissional: responsabilidade, fiabilidade, empenho e adaptabilidade/resiliência;
3. comportamento;
4. assiduidade;
5. número de módulos em atraso.
A apresentação formal dos diferentes Projetos aos alunos e, consequentemente, dos seus critérios de seleção, dar-se-á, nas horas de Integração Profissional do horário escolar das diferentes turmas: no início do 1º trimestre, para mobilidades de CEF, 1º e 2º anos e no início do 2º Trimestre, para 3os anos. Nesta apresentação, para além de testemunhos de antigos participantes, que ajudam ao esclarecimento e própria motivação para o Projeto, são enunciadas as características do Programa Erasmus+, as bolsas disponíveis e os critérios de seleção dos candidatos. Uma apresentação sumária do Programa é divulgada ciclicamente nas redes sociais, juntamente com o número de bolsas atribuído anualmente pela Agência Nacional Erasmus+.
Inscrição: os alunos candidatos inscrevem-se através de uma carta de motivação entregue no secretariado ao cuidado do seu Orientador Educativo (até à penúltima semana de aulas do 1º trimestre ou 2º trimestre, no caso de alunos finalistas). A carta deve conter as razões pelas quais devem ser selecionados pela escola, assim como os destinos preferenciais e ramo de atividade pretendido para o estágio.
Seleção: Os candidatos são seriados em Conselho de Turma de Avaliação pelos formadores da turma, tendo em conta os critérios já apresentados (CT de 3º trimestre para as mobilidades de recém graduados e de 1º trimestre para os restantes alunos). Com base no número de bolsas atribuídas pela Agência Nacional Erasmus+, o Conselho de Coordenação seleciona, atentando aos mesmos critérios, um número de bolsas por turma tendo em conta a seriação feita em Conselho de Turma de Avaliação, sendo a mesma seleção ratificada posteriormente pela Direção.
Resultados: a seriação e seleção dos candidatos é afixada nos LCD da escola, por forma a dar conhecimento da seleção efetuada, ficando a mesma afixada pelo período estimado de 1 mês. Paralelamente, os resultados da seleção são anexados às respetivas Atas dos diferentes Conselhos de Turma e serão explicitados na reunião entre Orientador Educativo e Encarregados de Educação de início de trimestre.
Para os projetos de Ação Chave 2 (KA2) que envolvem mobilidade de alunos (atualmente Ready for Europe – Refore e European Voice of Sales – EVS), os quais estão inseridos no âmbito da partilha de boas práticas e apropriação de conhecimentos e competências interculturais, os critérios de seleção passam pela motivação; empenho; capacidade de comunicação; capacidades empáticas; sentido de iniciativa e domínio da língua (em especial o inglês).
Estes projetos KA2 são desenvolvidos em contexto de sala de aula, através de atividades e produtos relacionados com os desafios dos projetos em causa, permitindo o envolvimento de um grande número de turmas e qualificações e proporcionando aos docentes e formadores das turmas, a seleção dos candidatos com base nos critérios já apresentados.