Os alunos do 1º ano do Curso de Educação e Formação Nível 2 Tipo 2 de Assistente Administrativo redigiram um texto de reflexão sobre o primeiro ano na escola e no curso.
Os autores dos textos que partilhamos são alunos cujo percurso tem sido marcado por comportamentos desajustados e que foram levados várias vezes ao gabinete da Assessora da direção pedagógica por desacatos à ordem quer com colegas quer com formadores; tiveram negativas no primeiro período e tudo levava a crer que iriam ser alunos com comportamento e aproveitamento muito fracos. Hoje são alunos exemplares, nunca faltam às aulas online e são alunos de BOM.
“Caí completamente de cabeça neste curso de Assistente Administrativo; vim para este curso porque era o único que me iria dar equivalência ao 9º ano. Tornou-se muito mais que um simples curso para me dar equivalência ao 9º ano.
No início do ano… faltava imenso, por motivos muito aleatórios, não tinha vontade de ir para a escola e ouvir os professores “despejarem” matéria. Até que me apercebi que, se eu me esforçasse um pouco que fosse, iria receber apoio de todos os formadores e mérito também.
Comecei a estar mais presente nas aulas, (mesmo antes do confinamento social) ser mais participativa, entregar os trabalhos e comecei realmente a esforçar-me.
Um simples “parabéns pelo esforço Luisa” do Orientador Educativo fez me perceber, que não só o Dr. Luís, mas também todos os outros formadores que me acompanham reconheceram o esforço que eu estava a fazer para me tornar alguém.
Este curso tem-se tornado uma motivação diária, antes trabalhava simplesmente para o 3, para mim era ótimo; era uma positiva; agora tenho tentado trabalhar para o 5, dar tudo de mim nos trabalhos tal como os formadores dão tudo deles ao nos ensinarem todos os dias para que tenhamos um futuro melhor.
Tenho que admitir que a motivação que tenho ganho todos os dias não se deve só aos formadores e ao curso…mas também à minha turma em si, ao 1º AA que no início parecia que estávamos todos uns contra os outros mas agora estamos a remar no mesmo sentido, apoiamos-nos uns aos outros, ajudamo-nos entre nós; estamos nos a tornar aos poucos uma turma unida.
Entrar na ECL foi talvez uma das melhores decisões que fiz, ganhei mais cabeça,comecei a criar objetivos para o futuro. Ao princípio queria acabar o curso para “finalmente” sair da escola, agora de momento quero acabar o curso que estou a fazer com boas notas e iniciar-me noutro “organização de eventos”.
O ensino na ECL é muito mais objetivo para o mundo do trabalho, “educa-nos” para que quando acabarmos a escola, saibamos estar no mundo profissional.
Fazia-me imensa confusão o facto de não puder usar calças rasgadas nem fato de treino, mas agora faz imenso sentido do porquê dessa decisão.
Só quero mesmo agradecer a todos os formadores da ECL e ao 1AA por me ajudarem a ver qual o caminho que eu realmente quero seguir.”
“Bem, mudar para a ECL foi a melhor coisa que os meus pais já fizeram, comecei a portar-me como deve ser, também comecei a ter objetivos para a vida!
No primeiro período não fui o melhor, mas também não fui um dos piores, mas consegui concluir um objetivo, que era acabar o primeiro período com menos de 6 negativas, e consegui os meus pais ficaram orgulhosos e claro eu também! No segundo período consegui ser melhor do que no primeiro período tive só uma negativa, e cada vez que vou alcançando os meus objetivos vou sentindo que posso fazer muito melhor do que tenho feito, espero agora acabar o terceiro período com nenhuma nega.
Pontos fortes do curso é que as aulas são mais práticas, fica muito mais fácil de aprender e não tornar as aulas tão secantes. Pontos fracos acho que não tenho nada a apontar.
Pontos Fortes da escola são os métodos que utilizam, A segurança que existe dentro da escola. Pontos Fracos, talvez falta de funcionários. O que mais valorizo na escola é a simpatia dos professores e de alguns funcionários!”
Estamos de coração cheio!