As infraestruturas na Escola de Comércio de Lisboa (ECL) têm sofrido múltiplas transformações relacionadas com a evolução do Projeto Educativo e com o gradual aumento do número de cursos e com as diferentes modalidades de formação. É fundamental a flexibilização dos espaços de aprendizagem, criando ambientes educativos inovadores, em Empresas de Treino / Laboratórios Pedagógicos, de acordo com as qualificações ministradas, bem como Espaços de Trabalho Colaborativo.

ECL Store

Uma loja que entre outros produtos comercializa a linha de merchandising da escola, concebida e produzida pelos alunos.

ECL Visual Merchandising

Gerida pelos alunos de Vitrinismo e que tem como objetivo planificar e operacionalizar a decoração das várias montras existentes na escola.

ECL Discovery

Uma loja pedagógica dedicada ao setor do Turismo e Hotelaria, que promove Portugal como um destino turístico e apresenta uma oferta segmentada de produtos de qualidade, representativos da cultura portuguesa. Este espaço multifuncional, integra uma área de atendimento/acolhimento que poderá representar uma receção de hotel ou um balção de uma agência de viagens. O restante espaço da loja é destinado à comercialização de produtos regionais.

ECL Food Store

Uma loja pedagógica dedicada ao setor alimentar, cuja representatividade é bastante diversificada em termos de formato, materializando um conceito muito característico da cultura portuguesa – mercearia fina. O espaço evidencia algumas tendências estéticas, principalmente relacionadas com materiais e cores, mas também pretende refletir atuais comportamentos de consumo.

ECL Kitchen

Uma cozinha pedagógica que pretende confecionar uma gastronomia nacional e internacional que promova Portugal como um destino gastronómico.

ECL Restaurant

Um espaço pedagógico dedicado ao setor da restauração que promova um serviço de qualidade. Assim, este espaço multifuncional permite operacionalizar vários tipos de serviços.

Espaço Marquês de Pombal

Auditório com capacidade para 120 pessoas sentadas, onde regularmente se realizam sessões de trabalho, seminários e conferências dedicadas a diferentes temáticas, bem como as Provas de Aptidão Profissional (projetos de final de curso, individuais, que são desenvolvidos ao longo do último ano de formação de forma interdisciplinar. Estes projetos são apresentados e defendidos oralmente, perante um júri constituído por elementos da ECL, do Sindicado e das Empresas ligadas ao sector de cada projeto).

Sala de Trabalho Colaborativo

Este espaço está equipado com 15 portáteis para os alunos desenvolverem dinâmicas de grupo, 2 computadores fixos para os formadores e 2 LCD’s de grande dimensão para apoio à exposição e partilha de saberes.

Sala de Informática

Sala equipada com 29 computadores que contem o software necessário para as diferentes áreas de formação ministrada na ECL.

Centro de Recursos

Um espaço de trabalho para os alunos da ECL, dividido em três áreas:

  • Uma área com computadores, que permite o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos.
  • Um espaço de mesas com ponto de ligação elétrica, permitindo aqui aos alunos utilizarem os seus computadores pessoais e a consulta de bibliografia das diferentes áreas do saber.
  • Uma zona de lazer, que permite a consulta de edições periódicas, jornais e revistas, das diferentes áreas de formação. Mostra de Projetos de Suporte à Prova de Aptidão Profissional dos diferentes cursos da ECL.

Bar

Um espaço de estar e de convívio, comum para alunos e colaboradores da ECL, onde se presta o serviço de refeições a toda a comunidade educativa, estando equipado também para satisfazer a possibilidade de se trazerem as próprias refeições de casa.

Secretariado

Um espaço de receção de alunos/formandos, colaboradores e parceiros.