Comissão Consultiva | Fórum de Empresários

Grupo de cerca de 20 empresários provenientes dos mais diversos ramos do comércio e serviços, que tem como objetivos manter a Escola informada dos novos desafios que o setor enfrenta, acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas pela Escola e contribuir para a divulgação e afirmação da Escola no exterior.
Constituição: Ana Cristina Iglésias da Costa – ILC (Investigação); António Sampaio de Mattos – APCC (Institucional); Cristina Costa – Pop Attack (Agência de Comunicação para o Retalho); Fernando Ramirez – ÉVORACOR (Tintas); Gustavo Brito – PARIS SETE (Decoração); Isabel Quintino – QUIMAR (Madeiras); Jorge Aguiar – Mercedes Portugal (Automóveis); José Ferreira de Matos – INSTANTA (Fotografia); Lourenço Silveira – GCT (Alimentar); Maria João Bahia – MARIA JOÃO BAHIA (Design de Jóias); Pedro Guerra – CAETANO BAVIERA (Automóveis); Pedro Miguel Costa – LOJA DAS MEIAS (Vestuário); Pedro Feist – CONCENTRA (Brinquedos); Pedro Pulido Valente – HORTO DO CAMPO GRANDE / UACS (Jardinagem/ institucional); Ronald Brodheim – GRUPO BRODHEIM (Vestuário).

Plataforma de âmbito nacional que pretende valorizar as pessoas e as boas práticas no comércio e serviços, promovido pela Confederação do Comércio e Serviços e pela Escola de Comércio de Lisboa (ECL).

Conferências

Abordagem de diferentes temas que permitem a toda a comunidade educativa ter acesso a informação esclarecida de diferentes áreas da sociedade, noção de tendências e do que melhor se faz no mercado. Com esta iniciativa pretende-se dispor de informação atualizada acerca do setor e dos novos desafios, proporcionar aos alunos uma formação alargada, pertinente e útil ao desenvolvimento da sua carreira profissional e vivência em sociedade, divulgar empresas, instituições, marcas e profissionais de prestígio, fornecer aos parceiros profissionais qualificados e serviços especializados, bem como obter recursos acrescidos para o funcionamento da Escola e a melhoria contínua da sua qualidade.

Master Classes

Empresários do setor do comércio e serviços são convidados a ministrar uma aula, disciplina ou um módulo na sua área de atividade, promovendo uma maior aproximação entre o mercado de trabalho e a Escola de Comércio de Lisboa.

Orientador Profissional

Empresários que acompanham uma turma ao longo do ano e que encaminham e apoiam os alunos nas suas necessidades para ajudar a traçar o percurso profissional destes. A existência desta figura, habitualmente um empresário com significativa experiência profissional e maturidade pessoal, justifica-se pela necessidade contínua de reforçar a ligação da Escola ao meio empresarial do setor em que se insere, de forma a melhorar continuamente o Projeto Educativo. O Orientador Profissional de cada turma deve constituir-se como presença efetiva do mundo empresarial na Escola. Tem um caráter consultivo e contribui para que os alunos e os seus formadores tenham acesso constante a uma perspetiva externa ao mundo escolar como forma de enquadrar o seu posicionamento, os seus comportamentos e as suas aprendizagens.

Projetos Integradores

Desenvolvidos ao longo do curso, partindo de temáticas socioculturais para temáticas mais técnicas, muitas vezes propostas por empresas e outras organizações ligadas ao setor que mantêm relações de grande proximidade com a Escola, como por exemplo: a Câmara Municipal de Lisboa, a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e a União das Associações de Comércio e Serviços – UACS.
Os Projetos desenvolvidos na Escola são apresentados ao público anualmente na Casa do Comércio – União das Associações de Comércio e Serviços.

Formação em Contexto de Trabalho

Os objetivos da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) são: contactar de perto com organizações empresariais estruturadas; pôr em prática conhecimentos adquiridos na Escola; desenvolver o sentido de responsabilidade e a atitude profissional; adquirir conhecimentos novos em resultado da experiência; e desenvolver o espírito empreendedor e o gosto pelo risco. A Escola de Comércio de Lisboa proporciona aos seus alunos 630h de FCT, distribuídas da seguinte forma: 6 semanas no final do 1º e 2º ano e no 3º ano 6 semanas entre janeiro e fevereiro. Este último momento de FCT tem uma forte ligação ao desenvolvimento do projeto que serve de suporte à Prova de Aptidão Profissional. No caso dos 1º e 2º anos, a FCT pode ser desenvolvida em Portugal ou num país da União Europeia (França, Reino Unido ou Espanha).

Formação em Contexto de Trabalho em Países da União Europeia

A Escola de Comércio de Lisboa tem desenvolvido nos últimos 30 anos vários projetos de mobilidade, proporcionando, em parceria com diversas empresas e instituições nacionais e europeias, a mobilidade dos seus alunos. Os projetos de mobilidade e, em particular, os estágios curriculares têm-se revelado de capital importância na aquisição e no aprofundamento por parte dos alunos de competências a nível sociocultural, linguístico, pessoal e profissional, que lhes permitam, no confronto com outras realidades, desenvolver ferramentas de competitividade, motivadoras do reconhecimento de uma verdadeira cidadania europeia e potenciadoras de uma real mobilidade profissional futura no espaço económico da União Europeia.

Júri de Provas de Aptidão Profissional

No 3.º ano dos cursos profissionais, os alunos elaboram um Projeto de Suporte à Prova de Aptidão Profissional. Nesta prova, o aluno enquadra conhecimentos e competências adquiridos durante o seu período de formação profissional na Escola e na Empresa. A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é apresentada em sessão pública a um júri composto por elementos da Escola, bem como representantes de entidades ligadas ao setor empresarial e ao sindicato afeto ao mesmo, constituindo-se como fortes momentos de aprendizagem.

Aula Inaugural

Trata-se do evento de abertura do ano letivo, no qual uma personalidade de créditos firmados no setor do comércio e serviços faz uma comunicação a toda a comunidade escolar. Este momento assume o particular simbolismo de receber os novos Alunos, bem como diplomar e premiar os que terminaram a sua formação no ano anterior.

Em parceria com diferentes instituições / empresas são atribuídos prémios em várias categorias, sendo os mesmos entregues na Aula Inaugural do ano seguinte.

Contam com o apoio de diversas instituições / empresas, a fim de potenciar o desenvolvimento de aprendizagens e experiências significativas.