Tenho a honra de colaborar há já vários anos com a Escola de Comércio de Lisboa e tem sido extremamente gratificante fazê-lo.
No passado também já lecionei e dessa experiência pude retirar que no ensino (como, de resto, em tudo na vida) o melhor ativo que podemos ter é a componente Humana. É justamente o que sinto sempre que visito a Escola de Comércio de Lisboa: uma enorme dedicação, paixão, honra e compromisso da parte de todos que dela fazem parte.
O sorriso é o melhor argumento na hora de abordar um cliente e na Escola de Comércio de Lisboa isso é ensinado antes de qualquer outra técnica.
Por tanto me rever nesse Humanismo só posso agradecer à Escola o facto de me permitir colaborar com esta magnífica instituição
Parabéns por todo o percurso e espero poder continuar a participar nesta maravilhosa História durante muitos anos.

António Manuel de Abreu Quaresma / Presidente Museu Nacional do Pão

Uma Escola para a vida, com um corpo docente de excelência. A ECL é, em todos os momentos, singular.
Imaginou uma estrutura que nos permite adquirir conhecimentos teóricos, mas acima de tudo práticos de rigor, seja através dos 3 momentos de estágio em todos os anos letivos, seja através do constante contacto com mundo empresarial, bem como, com todas as apresentações e eventos que se vão verificando e que muito dinamizam o ano letivo.
E, se é garantido que a ECL me forneceu todas as ferramentas necessárias para desenvolver a minha carreira, não é de todo, menos verdade que me mostrou como estar na vida profissional com respeito e consideração pelos outros.

Bruno A. Zenão de Sousa / SP Televisão | Produtor de Locais / Antigo Aluno ECL: Curso de Técnico de Organização de Eventos

Frequentei o Curso de Técnico de Comércio entre 1995 e 1997, sendo que este curso é uma ferramenta valiosa para os futuros candidatos que queiram ingressar no sector do comércio e distribuição em Portugal. Penso que qualquer candidato que venha a ingressar na Escola de Comércio de Lisboa sai da escola com uma visão estratégica e transversal de todas as áreas de actividade, desde as tecnologias de informação, marketing e merchandising. A escola tem todas as ferramentas de trabalho que me permitiram ao longo dos anos fazer uma carreira interna de sucesso no Grupo Jerónimo Martins. Certamente que a frequência na Escola de Comércio de Lisboa foi um ponto de viragem na minha vida pessoal e académica, pois vinha de uma realidade muito diferente, ou seja, o ensino estatal, para um curso técnico-profissional, em que fui muito bem acolhido e integrado a todos os níveis. Na Escola de Comércio de Lisboa estabelece-se uma ligação muito forte e estreita entre professor e aluno ao longo dos 3 anos lectivos. Foi uma experiência única e enriquecedora, que me permitiu tomar contacto com a realidade empresarial através dos estágios práticos ao longo dos 3 anos, da ligação teórica, da aquisição de conceitos e regras. Aprendi e cresci com pessoa, sendo que foram 3 anos de grandes desafios que foram muito úteis nesta troca entre a escola e a minha pessoa, como aluno e, actualmente, como ex-aluno, com grande reconhecimento por parte da Escola, à qual tenho de agradecer. Em conclusão, penso que a frequência na Escola de Comércio de Lisboa me deu as bases necessárias para a minha caminhada nesta grande actividade profissional: exerço actualmente a função de District Manager na maior cadeia de supermercados em Portugal, o Pingo Doce.

Cláudio Moreno / Pingo Doce Distribuição Alimentar, SA | District Manager / Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1994/1997

A alegria com que ao longo dos anos, venho testemunhando a evolução da Escola de comércio de Lisboa, enche-me a alma!
As muitas mudanças, a constante adaptação à  evolução imparável do mundo empresarial, a resiliência em marcar a diferença, no seu presente com a visão de futuro, são o que dita a preparação destas muitas gerações que ao longo dos últimos 30 anos frequentaram, esta Escola tão especial.
E “esta Escola tão especial” é também muita emoção, feita por uma equipa, com uma dimensão humana rara, que de forma determinada deixa a sua Indelével marca a todos os que tem o privilégio e a sorte de por lá passarem.

Cristina Iglésias da Costa / ILC Group | Managing Director

A Escola de Comércio de Lisboa surgiu na minha vida como uma luz ao fundo do túnel. Com 21 anos, estava num impasse profissional e pessoal. Ainda bem que fiz a melhor opção, que foi ingressar no Curso de Técnico de Comércio. Esta opção contribuiu em muito para o desenvolvimento das minhas competências, profissionais e pessoais. Com esta passagem pela Escola de Comércio de Lisboa, cresci como pessoa e amadureci como profissional do Comércio, sector em que ainda hoje estou integrado. Através deste curso, tive a oportunidade de conhecer profissionais que me orientaram na integração no mercado de trabalho. A maneira profissional e apaixonada das pessoas que integram este projecto faz a diferença. Espero que continue, por muito tempo, a formar profissionais de excelência. Da minha parte, só tenho que agradecer por tudo que me proporcionaram e ensinaram. Obrigado, Escola de Comércio de Lisboa.

Francisco Dias / ECCO Portugal | Brand Manager / Antigo Aluno do Curso de Técnico de Comércio 1996/1999

Eu, Guilherme Barbosa, aluno do próximo 3º ano do Curso de Técnico de Marketing, tive uma boa impressão do estágio que realizei em França na empresa Go Sport, pois tive a ajuda de várias pessoas tanto da escola como da empresa, assim como do programa Leonardo Da Vinci. Estou, assim, convicto de que, para a entrada numa empresa, este estágio terá grande peso na tomada de decisão para a escolha de um profissional junto do departamento de recursos humanos.

Guilherme Barbosa / Antigo Aluno do Curso de Técnico de Marketing / Estágio em Estrasburgo, França em 2011

Com esta experiência fui capaz de comparar o comércio português com o francês e perceber as diferenças existentes, desde os horários de funcionamento, as mudanças de turnos ao tipo de atendimento. O estágio que realizei na C&A de Estrasburgo foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional; só tenho a agradecer à Escola de Comércio de Lisboa pela oportunidade que me deu de poder estagiar no estrangeiro e crescer tanto, de facto, nas 5 semanas em que acompanhei a visual merchandiser da empresa aprendi tanto, que esse “tanto” não as quantifica… Neste momento já sinto algumas alterações, mas tenho a certeza que esta experiencia vai ter ação a médio-longo prazo, ou seja, daqui a uns anos, quando já estiver no mercado de trabalho vou sentir todas as diferenças e utilizar todos os ensinamentos a que me propus.

Inês Duarte / Antigo Aluno do Curso de Técnico de Vitrinismo / Estágio em Estrasburgo, França em 2011

Exemplo de escola profissional: profissionalismo, dinamismo, criatividade, acompanhamento pedagógico, disciplina, inter ajuda, ligação forte ao mundo empresarial. Como mãe, esta escola foi muito importante na educação e na preparação para a vida profissional do meu filho. O prazer de fazer parte desta Escola Modelo, como empresária e elemento activo nas discussões sobre a temática do Comércio.

Isabel Quintino / Quimar - Comércio de madeiras e derivados | Administradora

Encontrava-me no 9º ano de escolaridade, sem ter uma ideia do meu futuro… Assim, recebi acompanhamento por parte de uma psicóloga da escola que frequentava, que me direcionou para a Escola de Comércio de Lisboa e em tão feliz, oportuna hora o fez!!! Sem dúvida que a Escola que me foi aconselhada é, sem dúvida, a melhor. Desde formadores, Receção, Portaria, Secretariado, Bar, e, sem querer esquecer ninguém, toda esta equipa, que dá tudo das suas Vidas para nos apoiarem, um muito obrigada é pouco… Isto é um testemunho do coração, onde por vezes, as palavras não chegam para descrever tudo o que se sente…A visita de estudo a Londres, o estágio em França, bonificações pelo meu empenho…Tantas oportunidades que NUNCA teria tido senão estivesse nesta Escola, que ao mesmo tempo é uma grandiosa lição de vida…Com lágrimas nos olhos e um calor tão grande no coração me retiro…E sempre a pensar e a dizer: Muito obrigada por tudo, sem esta Escola não seria nada… Por fim, espero que estas minhas palavras sejam um incentivo para todos aqueles que procuram um rumo certo nas suas Vidas!

Jéssica Martins / Antiga Aluna do Curso de Técnico de Comércio 2007/2010

A Escola de Comércio de Lisboa tem sido uma referência na vida académica dos seus alunos, ao conseguir conjugar o ensino em sala de aula, com a ligação às empresas, elevando e amplificando, deste modo, a aproximação do aluno à vida real empresarial, nas várias áreas de atuação da Escola.
Surpreende e diferencia-se de outras Escolas, pela capacidade de desenvolver e gerar novos e excelentes profissionais do comércio, que são fundamentais ao desenvolvimento do nosso país e que serão futuros profissionais muito desejados nas empresas.
A cada ano que passa a Escola surpreende, desenvolve-se, evolui e inova constantemente. Destaca-se no seio do ensino nacional e, estou certo, a nível internacional. É para mim uma honra e um privilégio poder continuar a colaborar como orientador profissional com a minha experiência profissional, orientando e guiando estes alunos que serão os profissionais do Comércio de Portugal no futuro. Destaco, acima de tudo, o facto de eu próprio também apreender sempre algo mais com estes alunos, com a Escola e com os seus professores e corpo diretivo.
Parabéns, continuem o excelente trabalho…

Jorge Aguiar / Mercedes-Benz Portugal Diretor de Marketing e comunicação

Há trinta anos, num dia de Dezembro, tive a oportunidade de estar presente na cerimónia de constituição da Escola de Comercio de Lisboa.
Desde então, tenho assistido à sua evolução com a atenção que as coisas boas merecem e participado, todos estes anos e sempre que solicitado, em conferências temáticas e ações de orientação profissional junto dos alunos dos seus diferentes cursos profissionais.
Que posso nela evidenciar? O sucesso profissional dos seus alunos? A dedicação e empenhamento dos seus professores? A criatividade das suas iniciativas? O ambiente aberto e simpático que nela se respira? A inovação ambiciosa e pioneira do seu modelo de ensino? Tudo isto!
Neste patamar de maturidade e de experiência que os trinta anos lhe conferem, a ECL está pronta para continuar a sua missão de sempre: contribuir para, num processo de transformação permanente, mudar percepções e mentalidades, dar sangue novo aos comerciantes e mudar a face do comércio para enfrentar o futuro com níveis cada vez maiores de modernidade exigência, eficiência e, naturalmente, de excelência.

José António Rousseau, PhD / Presidente do Fórum do Consumo

Julgo conhecer bem a Escola de Comércio de Lisboa, dado que estive no grupo que deu origem à sua constituição em 1989.

Os empresários do comércio sentiram que havia falta de formação nesta área e isso foi determinante para que fosse criada esta Escola.

Passados 30 anos, olhar para o arranque e comparar com o que é hoje, é comparar a noite com o dia. A Escola tem hoje muito mais valências, soube evoluir e adaptar-se às várias mudanças e é hoje (ainda mais) uma referência no ensino profissional em Portugal, colocando o aluno no centro da aprendizagem, dando-lhe ferramentas para construir o seu futuro.
Tenho testemunhado ao longo dos anos, a preparação, o entusiasmo e a dedicação do seu corpo docente, que faz toda a diferença comparando com as chamadas escolas públicas.
Sem professores verdadeiramente apostados no projeto, não há boa formação.
O comércio de Lisboa, tem sido o grande beneficiário, uma vez que recebe todos os anos alunos, quer nos estágios, quer mais tarde no emprego efetivo.
A Instanta que tem recebido estagiários, é bem testemunha dessa excelente formação que é transmitida aos alunos.
Passados tantos anos, só poderei felicitar a Direção e os professores que ali dão o seu melhor, pelo trabalho desenvolvido, para manter a Escola de Comércio de Lisboa no topo do ensino.

José Ferreira de Matos / Instanta Gerente

Foi há já alguns anos que pela primeira vez tive contacto com a Escola de Comércio de Lisboa. Desde o primeiro dia, fiquei muito bem impressionada com o profissionalismo, metodologia, dinâmica, e empenho com que esta Escola funciona. Lembro-me de ter sido convidada para fazer parte do júri de avaliação de trabalhos de fim de curso, e de ter ficado muito surpreendida com tudo que vi. Os trabalhos estavam muito bem apresentados e documentados, e foram bem defendidos pelos respectivos alunos. O bom relacionamento e entreajuda que existe entre os professores e alunos é uma constante. O ensino ministrado nesta Escola, devido á sua vertente prática, dá aos alunos um amadurecimento de conhecimentos valiosíssimo, e uma postura muito activa perante o mercado de trabalho. Desde esse dia que a minha colaboração com a Escola tem vindo a tornar-se cada vez mais estreita. Tenho tido o prazer de poder contribuir para homenagear vários membros desta escola. Não quero deixar de salientar a importância que tem para o desenvolvimento do Comércio Português, o Prémio Mercúrio. Foi com o maior prazer que aceitei o convite e criei este prémio. È um prémio que não só vem dignificar o que de melhor existe no nosso paÍs a nível de comércio, como é um estímulo para todos os outros comerciantes. Por tudo isto, a Escola de Comércio de Lisboa, e toda a sua equipa, estão de parabéns.

Maria João Bahia / Maria João Bahia | Designer de jóias

A Escola de Comércio de Lisboa reúne um conjunto de fatores que marcam a diferença no que é o Ensino Profissional em Portugal. Uma escola onde me foi possível adquirir diversas competências, tanto nível pessoal como profissional, onde se valoriza o desenvolvimento dos pormenores que marcam a diferença no universo empresarial.
Nunca me esquecerei da forma como a Escola de Comércio de Lisboa mudou a minha vida. Era uma jovem que não acreditava no ensino, nunca tinha conseguido definir metas, nem projetar os meus objetivos, nos campos académico e profissional. Quando entrei na Escola de Comércio de Lisboa isso mudou. Percebi a forma atenciosa e humana, ao mesmo tempo exigente, com que tratavam os alunos. A proximidade da formação à realidade empresarial, através dos estágios, dos Orientadores Profissionais, das visitas de estudo, e até dos próprios conteúdos desenvolvidos em sala de aula, que vão ao encontro das necessidades e daquilo que é o dia-a-dia de uma empresa. Foi aqui que encontrei o meu rumo, e onde me fizeram acreditar que é sempre possível chegar mais longe. De uma forma muito resumida, só me ocorre dizer que, realmente, a Escola de Comércio de Lisboa é “uma escola para a vida”.

Mónica Araújo / Antiga Aluna ECL: Curso de Técnico de Marketing 2002/2005 Pós-graduação em Turismo: Gestão Estratégica de Eventos Coordenadora do Curso de Técnico de Operações Turísticas e Formadora Escola de Comércio de Lisboa

Fiz parte da primeira turma da Escola de Comércio de Lisboa, o que acho que é um marco histórico. trinta anos ao serviço do ensino e da profissionalização de jovens. Tinha 14 anos e decidi que seria uma alternativa mais apelativa do que continuar no liceu, sem rumo ou qualquer escolha profissional. Posso concluir, passados mais de 20 anos, que foi uma decisão acertada. Tive a sorte de conhecer alguns professores e colegas que me marcaram e que contribuíram de forma muito positiva a nível profissional e também pessoal, com o saber estar e o querer saber mais. Julgo que essa é a chave do sucesso, aprender com quem sabe e depois aplicar ao nosso mundo. Os estágios são a parte mais importante, e em que se aprende mais, sem dúvida que também se aprende fazendo. Na Escola de Comércio de Lisboa são dadas todas as ferramentas a quem quer aprender, há que saber aproveitá-las e escolher as oportunidades certas. Hoje em dia, tenho uma empresa, na qual invisto tudo. Ser empresário requer muito empenho e dedicação. Resta-me desejar muito sucesso a todos os alunos, e que acima de tudo, consigam aproveitar todas as ferramentas para encontrarem o seu caminho.

Paula Carapinha / Antiga Aluna do Curso de Técnico de Comércio 1989/1992 | Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho | Missão Possível, Organização de Eventos, Lda - Gerente

Ao longo dos três anos, as matérias de todas as disciplinas que faziam parte do plano do curso tinham uma grande aplicação prática porque, para além de, dentro de sala, existirem exercícios para que os alunos assimilassem melhor a teoria que lhes acabava de ser passada, existia a obrigatoriedade da realização de um estágio por ano, com o objectivo de conhecer a realidade das empresas, perceber a importância do que estávamos a aprender e poder colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos. Sendo um destes estágios no estrangeiro que, a nível profissional, me permitiu conhecer novas realidades, e a nível pessoal um crescimento como homem muito significativo. O factor MOTIVAÇÃO é outro dos grandes argumentos da Escola de Comércio de Lisboa, pelo facto de existirem prémios para os melhores alunos de curso, melhor projecto e melhor integração profissional, permitindo distinguir os melhores em cada área. O mercado de trabalho é muito competitivo e criar este hábito logo de início é DO MELHOR QUE SE PODE TER EM FORMAÇÃO. Terminado o curso, e após uma curta carreira profissional (10 anos), e sem saber o que aconteceria se a opção fosse outra, a realização é muito grande, profissional e pessoalmente.

Pedro Guerra / Baviera, S.A. Lisboa - Concessionário oficial BMW, BMW Motorrad e MINI | Diretor Geral / Antigo Aluno do Curso de Técnico de Promoção de Vendas 1997/2000

O Grupo Brodheim, líder de mercado na gestão de retalho de marcas premium e de luxo no mundo da moda, é representante em Portugal em exclusivo de marcas como a Timberland, Guess, Burberry, Tod’s, Furla e Vans.
O Grupo conta com mais de 70 anos de história alicerçados em 5 valores fundamentais: Credibilidade, Sustentabilidade, Ambição, Empowerment e Atitude. Atualmente o Grupo Brodheim dispõe de 58 lojas de retalho Moda e é uma referência como distribuidor no setor da Ótica há mais de 6 décadas através da empresa ModaVisão.
Tenho tido a honra de colaborar, desde há alguns anos, com a Escola de Comércio de Lisboa, uma referência incontornável no ensino e formação de excelência nesta área de negócio e que ajuda a “fazer nascer” colaboradores empenhados, competentes, consistentes, com paixão e com visão neste mundo global em que vivemos.
Podermos contar com o calibre altíssimo de excelência da Escola de Comércio de Lisboa é, definitivamente, um luxo! Os meus parabéns e… longa vida à ECL!

Ronald Brodheim / Grupo Brodheim CEO

A Escola de Comércio de Lisboa é sem dúvida um lugar especial, fundamentalmente por ser feita por e para pessoas especiais.
Tenho a sorte de há vários anos conhecer a Escola e o privilégio de há já algum tempo colaborar diretamente com alunos talentosos e dedicados e com um corpo docente que tem uma paixão pelo que faz extremamente invulgar e altamente contagiante.
No âmbito das colaborações que tenho oportunidade de fazer com a Escola de Comércio de Lisboa tem-me sido possível conhecer alunos do mesmo ramo, mas de outras geografias, nomeadamente ao abrigo das provas Erasmus+. A este respeito sou obrigado a confessar o enorme orgulho que é sentir os alunos Portugueses a ser tão bons ou melhores que os melhores da Europa.
O Comércio e Serviços são um dos setores com mais futuro em Portugal, razão pela qual merece ser trabalhado por profissionais de excelência que respeitem o potencial do país nesta área. É justamente isso que a Escola todos os anos entrega ao mercado de trabalho: embaixadores da arte de bem receber, prestando dessa forma um enorme serviço a Portugal.
A Escola de Comércio de Lisboa faz trinta anos e a cidade e o país só têm a ganhar se vierem mais 30, 60 e depois 90.
Muitos parabéns!

Tiago António Costa Quaresma / Fábrica de Conservas da Murtosa Diretor da COMUR