Dicas para estudar melhor em casa

Vivemos em tempos difíceis. Tempos em que um vírus nos fechou em casa, a todos, ao mundo. Esse fechar em casa significou para algumas pessoas trazer à tona o seu lado mais depressivo, outras estão a adorar poderem, finalmente, verem as séries que tanto queriam, há casais que se divorciaram porque não estavam habituados a estarem tantas horas juntos mas houve também quem adorasse passar mais tempo em família e poder voltar, por exemplo, aos jogos de tabuleiro há tanto tempo guardados no armário. Ou seja, cada um está a viver este estado de pandemia à sua maneira, como quer ou como consegue. Porém, há algo que foi comum a quase toda a população: o teletrabalho ou a telescola.

            E é a pensar nas pessoas que têm que estudar em casa, que escrevo este artigo com dicas para a melhor forma de o fazerem num ambiente tão familiar e tão pessoal, como a nossa casa.

  • Ter um ambiente apropriado!

Não é qualquer espaço da casa que deve servir para estudar. O ideal será uma secretária onde seja possível sentares-te de forma confortável e com luz solar.  

Dispõe na mesa o material que precisas antes de começares a estudar, de forma a não teres que te estar sempre a levantar para ir buscar algo e, com isso, te distraíres.

Pede a familiares que, durante x tempo, não te interrompam e tentem não falar muito alto.

Também é preciso salientar que não há ambientes perfeitos e que não podemos estar à espera de os conseguir para podermos começar a ser produtivos. Não! Com o que temos em casa, vamos tentar criar as melhores condições possíveis.

Lembra-te, feito é melhor que perfeito!

  • Estabelecer horários !

Quer na escola, quer em contexto profissional, temos horários ! Quer sejam fixos, quer sejam criados por nós de forma a desenvolvermos determinadas tarefas naquele período de tempo.

Então em casa temos que fazer o mesmo! Estabelecer horários em que nos dediquemos a alcançar determinados objetivos. Façam um calendário (semanal ou diário, como melhor se organizarem) e coloquem as horas a que se querem dedicar a cada disciplina (o vosso horário escolar já é uma boa orientação nesse sentido). É importante e mais produtivo estudarmos mais que um conteúdo no mesmo dia e não estarmos 6h apenas dedicados a um deles, por exemplo.

Existem estudos que defendem ser é melhor um menor número de horas de estudo mas intenso do que imensas horas de estudo, em que o foco se perdeu a meio.

  • Não estudar de pijama !

É claro que nem todas as pessoas têm que se vestir como se vestiriam se fossem à escola … mas é importante a rotina do banho matinal, vestirmos algo confortável mas que nos relembre que não é por estarmos em casa, que temos que estar de qualquer maneira.

Acorda, toma o pequeno-almoço, toma banho e veste-te!

Antes de te sentares na cadeira, podes realizar alguns alongamentos durante, por exemplo, 15 minutos, que te ajudarão a aumentar a energia e concentração !

As rotinas saudáveis também são um bom combustível para a nossa produção.

  • Disciplinas com mais dificuldade/disciplinas com mais facilidade

Quando estás a realizar o teu horário de estudos, podes dedicar mais tempo às disciplinas em que tens mais dificuldades. Porém, é importante não te esqueceres das ditas “mais fáceis”. Porque no final de contas, será importante a nota de todas para o teu objetivo final. E a ideia é melhorarmos nas que não somos tão bons e não piorar nas outras!

  • Encontrar o melhor método de estudo

Nem todos aprendemos e gostamos de aprender da mesma forma.

É relevante perceberes qual o método de estudos que melhor se identifica contigo e aquele de onde retiras mais conteúdo, no final de um dia de estudos.

Podes ser do tipo dos resumos, do tipo mapa mental (esquemas e setas) ou até podes preferir fazer cópias e no final, leres. Não interessa o teu método, desde que seja o método em que aprendes mais.

  • Perceber as razões que te podem levar à desmotivação

Estudar em casa também pode significar a presença de alguma desmotivação de tarefas tão rotineiras no mesmo espaço. Mas é nessas alturas que tens que perceber o que te pode desmotivar: se tens uma visão pessimista sobre o teu sucesso na escola, se não consegues visualizar nenhuma recompensa naquele esforço a médio prazo, se só te focas nos sacrifícios e custos do presente, ou se não és realista nos teus objetivos, ou podes ainda não ter hábitos que te levem a um bom rendimento. 

Às vezes para nos focarmos mais em algo, temos que tirar o foco de outras coisas. Temos que aprender a priorizar.

Somos influenciados positiva e negativamente, a todo o momento pela televisão, pelas redes socias, etc …

E se naqueles dias que te sentires menos motivado, fores pesquisar sobre pessoas de sucesso na área que queres seguir? Ou se fores ver um episódio daquela série que te faz sorrir? E se, nesses dias menos bons, evitares os telejornais e exposição a informação trágica? São pequenos atos que te podem ajudar.

A nossa mente é alimentada por tudo o que vemos, ouvimos e sentimos. Portanto, filtra o conteúdo que podes ver, ouvir ou ler. E nele está incluído o que repetes a ti próprio na intimidade da tua mente.

  • Celebrar o teu progresso!

Lembra-te que se fizeres algo de mal, terás que o assumir e existirá sempre quem te lembre disso.

Mas quando fizeres algo de positivo, também terás que ser o primeiro a parabenizar-te por isso!

 Ou seja, quando sabes que vais ter que te esforçar muito para terminar aquele trabalho ou para estudar para aquela avaliação, imagina uma compensação que possas ter quando terminares. Quer seja comer um chocolate, poderes ligar a tv …o que preferires !

  • Bons hábitos de sono e comida !

Não estou a falar de dietas, não! Estou a falar de, por exemplo, não comeres imenso ao almoço se sabes que a seguir terás que estudar. Vai-te trazer moleza e desconforto.  

Beber água também é fundamental. Um estudo realizado em Inglaterra com 447 voluntários, revelou que os estudantes que bebem água de forma regular, têm um rendimento 5% superior aos alunos que não a consomem.

A água pode ter um efeito fisiológico que leva a um melhor desempenho, aliviando a ansiedade.

Dormir. Todos sabemos dos inúmeros benefícios de uma mente descansada. Dormir 8h por noite, está provado que melhora a capacidade de reter informação no nosso cérebro.

Espero que este artigo te seja útil nesta altura tão complicada para todos!

E lembra-te, vai  ficar tudo bem !

× Contacte-nos por Whatsapp!