7 dicas para um CV Profissional

Quer estejas à procura do primeiro emprego, a pensar em mudar ou queiras, simplesmente, atualizar e melhorar o teu CV, este artigo é para ti!

Sabias que uma investigação realizada em 2015 no UK demonstrou que, em fases de recrutamento, 8,8 segundos é o tempo médio dispensado pelos recrutadores na primeira análise individual dos CVs recebidos? De acordo com os recrutadores, a seleção passa depois pelos CVs que se destacam! Para garantir que o teu é “o tal” deixamos-te 7 dicas para um CV Imbatível.

  1. O CV é a tua porta de entrada

Não podíamos começar as nossas dicas sem referirmos a importância de um CV. Não deve ser encarado apenas como o documento que assegura que me candidatei. Deve ser pensado para ser O documento que vai criar a curiosidade ao empregador para saber mais sobre quem sou.

  • Seleciona a informação que conta

Construir ou atualizar um CV pode levantar algumas dúvidas: Que informação é relevante? Como organizo? O que faz sentido? A realidade é que algumas das respostas a estas questões podem depender do cargo a que me estou a candidatar (dica 4), ainda assim, há 4 secções relevantes e que devem estar sempre presentes num CV: Informações Pessoais / Experiência Profissional / Educação / Competências e Idiomas. Adicionalmente pode ainda ser incluída a secção ‘Perfil’, um parágrafo situado no início do CV, após as informações pessoais que, de forma concisa e concreta, descreve quem sou, as minhas forças e os meus objetivos.

Nunca é demais relembrar que informações profissionais e de educação devem ser organizadas das mais recentes para as mais antigas!

  • Quantidade nem sempre é sinónimo de Qualidade

O teu CV tem que conseguir passar uma mensagem e informações claras e concretas. É natural que quanto mais experiência se vai adquirindo mais informação tenhamos para partilhar com os empregadores. No entanto, não é aconselhável CVs com mais de três páginas. Os novos e apelativos layouts que podes encontrar em sites como Europass.eu ou Canva.com podem ajudar-te na organização do espaço do teu CV para que consigas atingir o número de páginas recomendado.

  • Adapta o teu CV

As empresas não são todas iguais, nem todas as vagas têm as mesmas especificidades. Então porque é que o teu CV é sempre o mesmo? Adequa e adapta o teu CV para corresponder aos requisitos do empregador. Pesquisa a empresa, os seus valores, a sua missão, analisa os pormenores da função e demonstra que és a pessoa certa para o lugar logo no primeiro contacto!

  • Os pormenores fazem a diferença

Naqueles 8 segundos em que o recrutador está a analisar CVs há erros crassos que podem fazer a diferença entre a fase seguinte ou um ‘next’. Aqui ficam alguns relevantes: erros gramaticais ou ortográficos, documento com erros de formatação ou com fontes que dificultem a leitura, uso de linguagem desadequada (ex.: calão) e listas de interesses genéricos. A revisão final é muito importante!

  • Informações adicionais podem ser uma mais-valia

E porque referimos as listas de interesses na dica anterior é importante perceber-se que os interesses e hobbies que temos podem ser informação relevante para ser transmitida. Esta informação torna-se mais vantajosa se me permitir estabelecer relação com o cargo que vou desempenhar, com os valores da empresa ou demonstrar competências específicas. Por exemplo, se me estou a candidatar para trabalhar na área desportiva pode ser uma mais valia referir os desportos que já pratiquei, demonstra interesse e conhecimento. Por sua vez, dizer que gosto de ouvir música pode não ser tão relevante, mas dizer que sei tocar um instrumento pode demonstrar dedicação, criatividade, atenção ao detalhe,…

Outras informações como: atividades de voluntariado, pequenas experiências profissionais, formações podem também trazer valor acrescentado.

  • Mantém o CV atualizado

A qualquer momento podes precisar de recorrer ao teu CV, seja para novas ofertas de emprego, seja uma nova oportunidade, uma formação que queiras frequentar, entre outros. Mantém o teu CV atualizado, não só a nível de experiências profissionais e formações mas também nas novas competências que fores adquirindo e também nas informações pessoais. A falha na atualização de um número de telemóvel pode fazer toda a diferença!

Fica atento a mais artigos para estas e outras dicas!

× Contacte-nos por Whatsapp!