5 dicas para gerir melhor o tempo

Se achas que nunca tens tempo para nada, ou que afinal tens muito tempo mas não consegues cumprir nada dentro dos prazos definidos, este artigo é para ti.

“O tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem, o tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo, quanto tempo o tempo tem”, quem nunca ouviu esta frase? E afinal quem é o Tempo? Somos nós, cada um de nós. E como tal, somos nós que o gerimos, somos nós que o aproveitamos da melhor ou pior maneira.

Ok, mas e então como é que eu sei que o estou a aproveitar bem? Ou como é que eu posso gerir melhor o meu tempo? Seguem 5 dicas que te vão ajudar neste dilema.

  1. Falta de tempo é falta de prioridades!

Se temos x tarefas para cumprir, é essencial conseguirmos avaliá-las como importante ou urgente. O importante é algo com prazo para ser feito e que nos possibilitará ter resultados a curto, médio ou longo prazo. O urgente é algo que já deveria ter sido feito ou que tem um prazo curto e que, por isso mesmo, nos causa stress e tensão. Escreve num papel as tuas tarefas para o dia de hoje e avalia o seu grau de importância e urgência. Só assim poderás saber por onde começar! Escrever é importante, não penses que conseguimos guardar tudo na nossa cabeça, porque não conseguimos e sujeitamo-nos a que, no final do dia, nos falte alguma tarefa que queríamos ter realizado!

A Lei de Pareto diz-nos que 80% dos outputs são resultantes de 20% dos inputs. Que é como quem diz, apenas 20% do que fazemos é responsável pelos 80% de resultados que atingimos. Não vale a pena dedicarmo-nos a muitas tarefas ao mesmo tempo, mas sim focarmo-nos nas mais relevantes, identificando-as e investindo o nosso tempo nelas!

  • Planeia e organiza  

A técnica de Time Batching é muito eficaz nesta segunda parte do processo, e porquê? Porque nos mostra a importância de agruparmos tarefas parecidas.

Como assim? Dando exemplos práticos:  hoje acordam e têm que levar o cão à rua, rever um trabalho para entregar, comprar o pão e enviar emails. Observando estas tarefas, podem parecer que não estão muito ligadas entre si. Mas a ideia do Time Batching é agruparmos as tarefas mais parecidas, de forma a sermos mais produtivos e ocuparmos menos tempo, porque estamos a despachá-las no mesmo contexto. Porque não ir comprar o pão enquanto passeamos o cão? Depois disso, chegamos a casa é já nos podemos dedicar inteiramente à revisão do trabalho e ao envio de emails que precisam do mesmo material: computador ou telemóvel.
Fez-vos sentido? Espero que sim!

  • Define objetivos

A definição de objetivos claros é o que nos traz foco para o nosso dia-a-dia! Escrevam e identifiquem os vossos objetivos, porque quando a motivação ou vontade faltarem, é neles que se vão agarrar para continuar a seguir o caminho que querem, de forma a atingi-los.

  • Não procrastines!

Procrastinar nada tem a ver com gestão de tempo ou falta de vontade de realizar determinada tarefa, ao contrário do que podemos pensar. Procrastinar é uma questão de emoções!

Quantas vezes já te aconteceu teres uma tarefa para realizar mas optas por ir arrumar aquela gaveta do teu quarto que está uma confusão há meses? Agora pensa se essa tarefa não te provoca ansiedade, stress, insegurança ou aborrecimento? É provável que sim. Essa tarefa pode ser, por exemplo, ter uma conversa difícil ou ir fazer um trabalho de uma disciplina que não gostamos muito. O importante aqui é percebermos que quanto mais procrastinares, mais ansiedade essa tarefa te vai provocar, fará um efeito de bola de neve.

De que forma podes lutar contra a tão terrível procrastinação? Começa por fazer a tarefa que menos gostas primeiro, sim, essa …vai lá … agora mesmo! Exclui à tua volta todas as potenciais forma de distração para a realização da mesma …são as redes sociais? Desliga as notificações. É o telemóvel no geral? Coloca-o noutra divisão durante um período de tempo. É a televisão? Turn off.
Pensa no quão bem te vais sentir depois de realizares a tão esperada e dolorosa tarefa!

  • Descansa

Esquece aquele mito que te diz que para seres mais produtivo, terás que trabalhar mais horas ou então que não é possível uma relação equilibrada entre a vida pessoal e profissional. Mitos! Descansa, realiza passeios com família e amigos, ou se o teu maior prazer é ir ver o pôr-do-sol à praia, vai! Não são 30 minutos que te tirarão a produtividade de um dia inteiro de trabalho em que estiveste focado, até porque a sensação de felicidade que virá dessa ação, trazer-te-á ainda mais motivação para trabalhar!

Espero que estas dicas te tenham sido úteis, agora é colocá-las em prática!

× Contacte-nos por Whatsapp!