PATRÍCIA VIDEIRA
Escola de Comércio de Lisboa | Docente
As memórias da nossa infância mais significativas e duradouras começam muitas vezes com a expressão “Era uma Vez”, mas contar ou ouvir histórias não é exclusivo de uma fase primária da nossa vida, daí o Storytelling ser um instrumento tão importante e valioso nas sociedades atuais.
Pois bem: “Era uma vez um grupo de indivíduos que viviam inundados, submersos em informação, ideias, imagens, solicitações. Esses homens e essas mulheres tinham pouco tempo e disponibilidade para processar todas as mensagens que recebiam. Eram incapazes de filtrar, aprofundar e muito menos reter essa informação. Nas suas vidas precisavam de uma narrativa, uma gramática organizadora para tudo o que lhes tentavam contar”.
Neste cenário, novos desafios se colocam ao Marketing e às Vendas, uma vez que estamos perante um público que precisa que lhes sejam contadas histórias breves, significativas, que lhes permitam criar memórias duradouras sobre as marcas que consomem. O foco para a venda de uma marca está, assim, no despertar do consumidor para a narrativa que lhe estão a contar e de que modo a vai integrar na sua vida.
Se pensarmos no Storytelling em relação ao setor do Turismo em Portugal, cada marca deve rever a história que pretende contar aos seus clientes, construindo as várias experiências que proporcionam, nas narrativas associadas à marca. Este setor, apesar de estar num momento alto do seu desempenho, tem de se diferenciar a uma escala global, tem de fidelizar os seus clientes e este processo está associado, tanto à tipologia e qualidade das experiências proporcionadas, como também à integração que os consumidores fazem das histórias que são contadas nas suas próprias narrativas de vida.
Importa não esquecer que, para além de tudo isto, “quem conta um conto acrescenta um ponto”, daí ser absolutamente necessário monitorizar as imagens partilhas pelos clientes, avaliando os contextos em que a marca assume importância nas suas vidas. Os comentários que fazem nas redes sociais, associados ao Hashtag da marca, também são relevantes, pois permitem avaliar se a história que se pretende contar está a ser interiorizada pelos consumidores e de que modo estes estão a reescrever a narrativa da marca.
Através do Storytelling, criamos expectativas, proporcionamos experiências e permitimos que do outro lado a imaginação flua e as memórias perdurem.