PATRÍCIA VIDEIRA
Escola de Comércio de Lisboa | Docente
Num verdadeiro trabalho colaborativo, as reflexões e sínteses elaboradas na aula de Marketing e Comunicação, lecionada em sistema de E-learning, da turma do 2º ano do Curso de Técnico de Vendas e Marketing, deram origem ao presente artigo. Professora e alunos, discutiram e sintetizaram o produto dessa discussão num artigo, sobre de que modo a Pandemia do Covid 19 influenciou o comportamento do Consumidor. Escrito a várias mãos, aqui está o produto do nosso trabalho:
“Em tempos de Pandemia a nossa vida sofreu alterações drásticas. As rotinas mudaram por completo, as formas de trabalho também e alguns valores tornaram-se estruturais para nós, nomeadamente a confiança e a segurança. Quando analisamos de que modo este novo cenário global atingiu o comportamento do consumidor podemos verificar que uma nova realidade se apoderou das nossas vidas e sem pedir permissão. Os inúmeros fatores que antes considerávamos extremamente importantes para avaliar o processo de decisão de compra, mudaram drasticamente, sendo que o fator medo nunca esteve tão presente no mesmo.
Falemos desta nova realidade que atualmente nos rodeia, da vida restritiva em casa que todos tivemos de adotar, e o consumo? Será que algo mudou com a instalação do Covid-19 nas nossas vidas? A realidade é que, os hábitos mudaram, e nós consumidores, tivemos de nos habituar a esta realidade, ainda desconhecida.
O “pânico dos consumidores”, fez com que a procura de bens primários aumentasse, o que levou a uma subida substancial dos preços dos produtos mais procurados, ou seja produtos relacionados com higiene e alimentação. Quando se fala nestes aumentos, fala-se também numa maior necessidade por parte do consumidor na proteção para um futuro imprevisível, muitos não sabem se vão ser despedidos ou se vão ter um salário completo no final do mês, o que leva a muitas dúvidas e questões.
Também as empresas vivem momentos de incerteza, sendo obrigadas a reavaliar inúmeros aspetos dos seus planos financeiros e as suas estratégias de marketing digital. Vemos que o comércio online tem vindo a aumentar muito, e isto mostra que estamos em plena mudança de mindsets, em que a ideia de comprar online deixa de ser uma coisa pouco segura, para passar a ser a única maneira de adquirir produtos.
Condições únicas, como as que as empresas estão a viver, obrigam a medidas especiais, como a inovação, a responsabilidade social, a empatia e o reforço da presença online. E a realidade é que, quanto mais cedo essas medidas forem tomadas, melhor cada empresa estará preparada para enfrentar as dificuldades atuais e futuras.
O comércio online registou uma autêntica explosão em tempos de pandemia e é, cada vez mais, uma aposta para muitas empresas, tanto multinacionais como empresas familiares. Mas como é óbvio os sites têm de ter qualidade, no sentido de captarem novos clientes e de os fidelizar. Cada empresa tem de ter em conta que as prioridades de compra, por parte do consumidor mudaram e o tipo de consumidor também. É preciso olhar de forma mais humanizada para o seu processo de decisão de compra. Assim sendo, a proximidade “virtual” aos consumidores, a facilidade e a segurança da compra serão fatores críticos de sucesso para qualquer negócio.
Não basta às empresas tomar a decisão de efetuar a venda online, é necessário criar uma estratégia para a distribuição da mesma, promovendo a facilidade de acesso aos produtos e a segurança dos clientes. Inovar, assegurar e cuidar são assim, os pressupostos a partir dos quais as empresas terão de basear a sua atividade em tempos de Pandemia.”
Patrícia Videira (Docente) e Beatriz Teixeira, Daniel Deleon, Miguel Macuá e Miriam Aschenberger (alunos do 2º ano do Curso de Técnico de Vendas e Marketing)