ECL dá cor à Saúde Mental
A ECL uniu-se ao Município de Loures num desafio artístico para promover a saúde mental entre os jovens. A iniciativa, aberta a artistas entre os 14 e os 22 anos, resultou em cartazes criativos que exploram a temática de forma original e inspiradora.
Consciencialização e expressão artística
O projeto, desenvolvido nas turmas de 1º ano dos cursos técnico profissionais da ECL, teve como ponto de partida o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro. Através da exploração de telas, tintas e recortes, os alunos aliaram as suas habilidades artísticas aos conhecimentos adquiridos sobre a importância da saúde mental, promovendo a consciencialização para esta temática fundamental.
O entusiasmo e compromisso dos alunos com o projeto foram notáveis desde o início. Desde a pesquisa e seleção de subtemas até à criação e finalização dos cartazes, tendo cada etapa sido marcada pela dedicação e criatividade dos jovens artistas. O resultado final, uma coleção de telas vibrantes e impactantes, não deixou ninguém indiferente. Quem por ali passou, ficou sem dúvida surpreendido com a originalidade das obras e com a sensibilidade com que os alunos abordaram a temática da saúde mental.
Este projeto demonstra o potencial transformador da arte como ferramenta de comunicação e expressão. Através da sua criatividade, os alunos da ECL não só promoveram a saúde mental como também inspiraram e sensibilizaram a comunidade para a importância de cuidarmos do nosso bem-estar emocional.
Foi então com este propósito que a Arte e a Saúde Mental tomaram conta do Espaço Marquês de Pombal no dia 6 de fevereiro com a inauguração da exposição das telas para apreciação de toda a comunidade educativa.
Poderá posteriormente encontrar as telas na inauguração da exposição na Biblioteca Municipal José Saramago e ainda no Loures Shopping.