COMO COMEÇAR UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO

Qual é a melhor maneira de começar uma carta de apresentação? As primeiras frases da tua carta são as mais importantes. Recrutadores e empregadores geralmente passam meros segundos a examinar a tua candidatura, e por isso é importante prender de imediato a sua atenção.

O que deverão dizer essas primeiras frases? Lembra-te que é importante diferenciares-te da concorrência…

Alguns exemplos para te inspirares:

COMEÇA COM UMA PAIXÃO…

Exemplo

“Escrevo desde os meus dez anos de idade. A minha paixão pela escrita levou-me a escrever para dois blogs de viagens pessoais, publicar artigos para um jornal local e fazer dois estágios de verão em duas editoras. Agora, gostaria de ter a oportunidade de poder combinar as minhas competências de escrita com o meu interesse em contar histórias tornando-me profissional de marketing de conteúdo na vossa empresa”

  • COMEÇA COM UMA CONQUISTA QUE SE RELACIONE COM AS TUAS COMPETÊNCIAS…

Exemplo

“No ano passado, como marketing digital manager na EmpresaX, gerei €20 mil em receita, aumentei o tráfego orgânico para o blog em 14% e quase tripliquei o ROI das redes sociais da empresa.”

  • COMEÇA A DEMONSTRARES O TEU INTERESSE NA EMPRESA

Exemplo

“Estou entusiasmado(a) por poder trabalhar na EmpresaX porque sou apaixonado(a) por finanças e acho que minhas capacidades e experiências serão uma boa combinação.”

  • COMEÇA COM UMA NOTÍCIA SOBRE A EMPRESA

Exemplo

“Quando vi que a empresaX foi destaque no jornal Negócios no mês passado pelo seu compromisso com a energia renovável e em reduzir o desperdício no local de trabalho – tudo isso com um crescimento de receita de três dígitos – fiquei inspirado(a). Com meu histórico de redução de custos em 30% em promover locais de trabalho mais ecológicos, estou entusiasmado(a) com a possibilidade de assumir o papel de executivo de contas para expandir o crescimento da sua empresa e trabalhar para um futuro mais sustentável “.

  • COMEÇA COM ALGO QUE NÃO ESTÁ NO TEU CURRÍCULO (ALGO QUE NÃO CONHEÇAM SOBRE TI)

Exemplo

“O meu currículo dir-lhe-á que sou formado em Marketing. A sua base de dados dir-lhe-á que já fui entrevistado para algumas posições diferentes na ECL no passado. O que nenhum deles lhe dirá é que trabalhei com sua equipa Business & Retail para criar uma nova estratégia de campanha para a minha empresa – um dos seus clientes mais recentes (e maiores)”

  • COMEÇA COM AQUILO QUE PODES TRAZER PARA A EMPRESA

Exemplo

“Estou à procura de uma oportunidade para melhorar as minhas competências de escrita num ambiente inovador, ao mesmo tempo que aumento o tráfego orgânico e otimizo o conteúdo digital de forma vencer os concorrentes nos motores de pesquisa. Na empresaX, acredito que encontrarei esse match.”