Dora Graça
Escola de Comércio de Lisboa | Docente
Basta! Chegou a hora…
Chegou a hora de vos confessar que a Dorita que todos conheceram já não existe… Onde está aquela professora de Português que sempre prezou o uso da caneta e do papel? Aquela que sempre fugiu de tudo o que era tecnológico?! Pronto! As TIC ganharam!!! Contra factos não há argumentos! Se não fossem as TIC, o que seria deste ensino à distância?!
Hoje, sei que continuo “ligada” aos alunos… e eu só recorro ao que há de mais rudimentar no Classroom. Até os alunos de CEF (Cursos de Educação e Formação) “aparecem” e não fazem barulho nos corredores 😉
Escrevo este email para vos contar um pouco do meu dia a dia… sei que pouco vos interessa, mas eu PRECISO!!! E uma equipa não serve só para fazer piquetes ou trocas de aulas, serve para isto: DESABAFAR!!!
Ontem, acordei à hora habitual, ligo o PC e ponho-me em contacto com os alunos. Os alunos do 1AA (1º ano do Curso de Educação e Formação, Tipo 2 – Assistente Administrativo) vão “aparecendo” e pedem “desculpa” quando chegam atrasados (fofinhos). Em simultâneo, tenho o “meu” 2AC (2º ano do Curso Profissional de Técnico de Comércio) a bombardear-me com mensagens a perguntar tudo e mais alguma coisa… sim, porque a mentoria passou a ser 24h/24h. Às 9h acorda o Gui, tranquilo, fica a ver TV, mas às 9h30m pede-me o pequeno-almoço. Digo-lhe que tem que esperar mais um bocadinho, porque estou em aulas e estou a responder à minha orientação educativa (pelo meio vou pensando que ainda só lavei as mãos uma vez ), ele acata e inveja a sorte dos meus alunos porque têm aulas tecnológicas e ele não.
Por volta das 10h, o pai da criança, meu marido, aparece na sala. Nesta altura, estou a tirar um cafezinho, quando ele diz: ” É favor pôr os 0,60 cêntimos de parte que era quanto pagarias na ECL (cheio de piada!!!).
A seguir, mais aulas, almoço, lanche, jantar…
Vantagens?!
– Valorização familiar – no meio de tudo isto, sinto que o meu filho me valoriza mais “Oh mãe, tu trabalhas tanto, vais ficar com os olhos vermelhos”;
– “Efeito limpa fundos” – lanchar em casa significa que vou, finalmente, acabar com compotas que tenho abertas há 10 anos;
– Sala em conjunto com a cozinha – poupo imenso tempo e é menos uma maçaneta que tenho para limpar…
No primeiro dia dei comigo a pensar nas aulas dadas à distância… imaginei a Patrícia Lima a simular um debate na Assembleia da República, os professores de Educação Física a “ginasticar” em casa, as professores de Inglês a cozinhar e ensinarem a alimentação em Inglês, consegui imaginar a Ana Paula Alturas enrolada na mantinha… tantas outras situações….
Mas vocês conseguem sempre surpreender! Agora percebo quando a Dra. Piedade diz que somos uma equipa fantástica… como assim colegas a fazerem reuniões e aulas via Skype/Meet (seja o que for)?! Sim, vou vendo publicações de coisas bem giras… e eu que fico tãooo feliz quando percebo que anexei o ficheiro correto! A escrever já sou “barra”, pareço a Catarina Paiva 😉
Ah! Lembrei-me agora dos convites do Renato! Ele é convite Bar, convite ECL Online, Guias, Construtiva… com tanta coisa a “cair” ao mesmo tempo como querem que lave as mãos?!
Resumindo, ainda prefiro dar aulas “à antiga”, mas isto tem sido uma descoberta, não menos cansativa do que as aulas presenciais.
Parece que estou tranquila?! Não, não estou, na verdade estou muito ansiosa com tudo o que estamos a viver…
Vamos acreditar que tudo vai correr bem, precisamos de acreditar para que tudo corra bem.
Cuidem-se e cuidem dos vossos!
Beijinhos para todos e até breve!