Patrícia Videira
Escola de Comércio de Lisboa | DOCENTE
PATRÍCIA VIDEIRA
Escola de Comércio de Lisboa Docente
Em educação, avaliar é uma problemática bastante discutida, mas longe de gerar consenso. Avaliar competências, desempenho, motivação, resultados, são dimensões difíceis de objetivar e por isso mesmo complexas. Aos professores compete conceber e desenvolver ambientes pedagogicamente eficazes e aos alunos compete aprender nesses ambientes, assumindo uma atitude reflexiva e proativa relativamente ao seu processo de aprendizagem. Ambientes educativos positivos promovem competências reflexivas e meta-reflexivas, um dos principais requisitos definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Promover a participação ativa dos alunos na definição das atividades a desenvolver, dos produtos a realizar e dos critérios de avaliação desses produtos, está na base da metodologia de trabalho projeto, na qual assenta o projeto educativo da Escola de Comércio de Lisboa. É neste âmbito que surgiu os Podcast Geração Z, um produto negociado com os alunos e cujos critérios de avaliação também resultam de uma reflexão e negociação com os alunos.
O Podcast “Geração Z” poderia ser apenas mais um podcast no seio dos múltiplos que existem, mas não é. Trata-se de um podcast que foi criado pelos alunos do curso de Técnico de Vendas e Marketing da Escola de Comércio de Lisboa, sendo a sua realização da total responsabilidade dos mesmos. São os alunos que escolhem os convidados, elaboram o guião de entrevista, convidam os participantes, preparam o local para a filmagem, apresentam o podcast, realizam a montagem do vídeo e são responsáveis por colocar, à sexta-feira, cada episódio nas várias plataformas. Para além disso, elaboram a comunicação do podcast, gerindo as páginas de Instagram e de TikTok do mesmo, fazendo stories e reals apelativos de forma a comunicar os vários episódios.
“Geração Z” é um ponto de encontro para discussão, troca de opiniões, partilha de experiências e ao longo dos vários episódios podemos ouvir falar de temas importantes para a geração que representam e que fazem parte do seu dia a dia como jovens estudantes, nomeadamente saúde mental, empreendedorismo, o ambiente escolar, as escolhas dos percursos escolares, entre outros.
Do ponto de vista pedagógico esta peça de comunicação é um produto de avaliação para a disciplina de Marketing e Comunicação e tem como principal objetivo desenvolver competências comunicacionais, de autonomia, criatividade, digitais, trabalho em equipa, entre outras. Permite também uma aprendizagem ativa e colaborativa, através da qual os alunos resolvem problemas e refletem sobre todo o processo, desencadeando processos de metacognição ativos e conscientes.
Geração Z, o teu Podcast www.youtube.com/@GeracaoZ-24