PATRÍCIA VIDEIRA
Escola de Comércio de Lisboa | Docente
O ambiente e a sustentabilidade são fatores chave para o desenvolvimento das economias mundiais, neste sentido há que qualificar os indivíduos para que sejam capazes de dar respostas efetivas a estas exigências. Deste modo, trabalhar o conceito de sustentabilidade está na base dos pressupostos pedagógicos do Projeto Educativo da Escola de Comércio de Lisboa. O foco está na formação de cidadãos mais qualificados para exigências do mercado.
Com base na Metodologia de Trabalho Projeto, ao longo dos três anos de formação o conceito de sustentabilidade é apresentado aos alunos de uma forma desafiante, através de projetos de trabalho, cujo objetivo é resolver problemas concretos, de forma efetiva, inovadora e criativa.
No primeiro ano do curso, dependendo da sua área de formação, os alunos desenvolvem um conjunto de atividades nos laboratórios pedagógicos que a escola dispõe, nomeadamente duas lojas pedagógicas, uma no ramo alimentar e outra no ramo não alimentar, um restaurante pedagógico, uma cozinha pedagógica e um ateliê de vitrinismo e visual merchandising. Na base destas atividades está sempre subjacente o conceito de sustentabilidade, garantindo que os alunos pensem em estratégias de gestão que promovam o desenvolvimento sustentável a nível económico, social e ambiental.
Partindo do trabalho aprofundado sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, apresentados pela ONU, no segundo ano de curso, os alunos são desafiados a participar em concursos de empreendedorismo, criando ideias de negócio, cujas propostas de valor terão necessariamente de ter em conta as questões do desenvolvimento sustentável. Este trabalho é desenvolvido em equipas de múltiplas qualificações, de forma a que as soluções encontradas sejam o mais abrangentes e holísticas possível. A par da Formação em Contexto de Trabalho, desenvolvida pelos alunos ao longo dos três anos de curso, estes projetos servem de trampolim para os projetos que os alunos desenvolvem individualmente durante o terceiro ano, que serão defendidos numa prova de Aptidão Profissional, e que integram um capítulo sobre o impacto das suas ideias ao nível da sustentabilidade e responsabilidade social.
Estas atividades, no seu conjunto, promovem a capacitação dos jovens para um mercado cada vez mais desafiante, inovador e sustentável e é neste sentido, que trabalhamos, fazendo com que a missão da escola seja ela própria sustentável e capaz de formar para o presente e para o futuro que se avizinha.