André Teixeira
Sponsorship and Corporate Partnership Manager Digitalks & ClickSummit
Se deseja começar a iniciar a sua atividade profissional no mercado do marketing digital, não há melhor momento do que agora.
A consultora de recrutamento Michael Page analisou as principais profissionais do setor digital em Portugal e chegou às seguintes conclusões: as funções de digital marketing specialist, de SEO, SEM, data analytics manager, de content marketing manager, head of e-commerce e de social media specialist são as mais procuradas pelas empresas no momento de contratarem novos colaboradores para a área digital.
De acordo com o estudo de remuneração de Sales & Marketing veiculado pela mesma empresa, refere que o marketing digital começa a deixar de ser uma disciplina do marketing para vincar a sua posição autónoma. São esperados candidatos que tenham domínio e conhecimentos técnicos. Assim, a digitalização do mercado continua de forma acelerada, havendo mais clientes à procura de desenvolver a sua própria experiência digital. Os candidatos digitais têm a vantagem de estar num mercado imaturo em Portugal. Para quem se inicia, as competências são relativamente fáceis de adquirir através de programas de educação e formação específica.
O estudo da Workmonitor da Randstad em Dezembro 2016 enuncia que embora a transformação digital seja incontornável na forma como vivemos e trabalhamos, a verdade é que ainda há um longo caminho a percorrer, no que diz respeito à literacia digital das nossas empresas e colaboradores. Em Portugal, 93% dos colaboradores considera que todas as empresas deveriam ter uma estratégia digital, mas quando questionados sobre se a sua empresa já tem efetivamente uma estratégia digital implementada, apenas 58% afirmam que sim.
De acordo com o estudo “Talent Trends 2017” da Mercer, menos de 10% consideram que estão a trabalhar numa organização com princípios e estratégias digitais. As empresas que iniciaram a sua jornada digital tendem concentrar-se primeiro nas forças competitivas externas e, em seguida, voltam a sua atenção para a experiência dos seus próprios colaboradores.
De seguida deixo algumas das melhores dicas para aspirantes a marketing digital que desejam iniciar a sua carreira profissional nesta área tão fascinante.
- Tenha a atitude ideal para aprender constantemente.
O sector de marketing digital está a crescer e é muito competitivo. É fácil para as empresas diferenciar entre os candidatos que estão dispostos a aprender e quem não está disposto. Esta indústria exige muito trabalho, paixão por aquilo que se faz e desejo pelo sucesso.
- Mantenha-se atualizado.
Precisa de estar sempre a par das notícias da indústria, seguindo os principais websites de marketing digital e pessoas influentes que disponibilizam informação nas suas redes sociais.
Procure materiais didáticos (eBooks, webinars, webcasts que tratam dos mais diversos assuntos/temas de Marketing Digital), acompanhe blogues de referências nacionais e internacionais são uma ótima maneira de entender os processos do Marketing Digital e se manter atualizado com as tendências da área. Assine também newsletters.
Aqui estão algumas recomendações websites para começar:
SEO – MOZ, Distilled, SEOGadget, Search Engine Land, Search Engine Journal.
PPC – PPC Hero, Search Engine Land.
Social Media – Social Media Examiner, Social Media Today, Socialbakers.
Marketing de Conteúdo – HubSpot.
A Econsultancy é um dos principais sites com foco em tudo o que é digital. Contém uma grande variedade de estudos, cursos e eventos.
A eMarketer disponibiliza numerosos estudos em todas as áreas de marketing digital.
A Harvard Business School disponibiliza diversos estudos de elevado valor acrescentado, não só nas áreas de gestão, liderança, inovação, como também de marketing digital.
Vale a pena fazer algumas pesquisas sobre os melhores cursos disponíveis para complementar as suas competências para uma carreira em marketing digital. Poderá participar nesses cursos enquanto ainda estiver na faculdade para economizar o seu tempo e estar pronto para trabalhar antes de se formar. Os cursos de marketing digital, e-mail marketing, mobile marketing, analytics, web design são cursos compostos por módulos e oferecidos por muitas plataformas de aprendizagem online.
Também poderá fazer parte de alguns cursos intensivos de marketing digital em Portugal, nomeadamente este.
- Leia muito.
Dedique uma parte do seu tempo diário a ler. Ao longo destes mais 8 anos de experiência profissional fui-me apoiando em alguma literatura direcionada para a área em que trabalho. Do marketing às vendas, a minha prateleira destinada a estas temáticas está alimentada com estes livros dos quais destaco os seguintes:
https://fredericocarvalho.pt/category/leituras-livros/
- Alimente o networking.
Entre em contacto e conheça pessoas com talento e já com experiência no mercado. As pessoas que conhece serão a sua rede de suporte contínua quando tiver problemas, além de ajudar a abrir portas para oportunidades que talvez não tenha encontrado de outra forma.
Participe em encontros e conferências da área para criar e nutrir relações com outros profissionais de marketing e aprimorar o seu conjunto de competências através de apresentações, workshops e bootcamps. O Expo Fórum Digitalks, do qual eu faço parte é um evento anual com ótimos momentos de networking.
Muitos empregos nunca são anunciados e as recomendações pessoais feitas por alguém que possas ter conhecido num determinado evento podem ser a melhor forma de colocar-lhe numa boa oportunidade profissional.
- Construa projetos pessoais.
Experimente colocar em prática as suas próprias ideias e não comente apenas as opiniões dos líderes da indústria nas redes sociais. Tudo nem sempre é preto e branco na indústria de marketing digital. Todo o marketeer digital deve ter projetos pessoais para testar novas teorias, pôr as mãos na massa e mostrar projetos seus, sendo capaz de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de um projeto. Teste formas de gerar tráfego com pesquisa paga, orgânica ou até através das redes sociais. Comece por recolher dados e enviar e-mails através de campanhas de email marketing. Todas essas atividades podem ser feitas em pequena escala, dando-lhe experiência que necessita para mostrar ao mercado como é que é enquanto pessoa e enquanto profissional.
Para ganhar alguma experiência poderá fazer um estágio curricular ou profissional, tendo um tutor ou mentor que possa ajudar a dar conselhos e a orientar o seu caminho. Comece a criar um blog no WordPress por exemplo ou crie um website no Wix, escreva artigos com conteúdo relevante sobre uma área que lhe cative e assim crie um projeto digital mais pessoal. Uma empresa atribui mais credibilidade a alguém que demonstra a sua paixão pelo marketing digital, tendo por base projetos já realizados. Também poderá conciliar os seus projetos com voluntariado a ajudar uma ONG ou uma entidade sem fins lucrativos.
- Aprenda a terminologia.
Os marketeers digitais precisam de estar confortáveis com siglas como PPC, SEM e SEO. São termos muito diferentes que pressupõem mal-entendidos. A capacidade de analisar campanhas de marketing digital e compreender quais os elementos principais depende dos seus conhecimentos em relações aos “jargões” da indústria.
- Construa a sua marca pessoal.
Imagine-se como um especialista numa vertente do marketing digital, mas não tem uma boa presença online. Se no futuro desejar mostrar as suas capacidades a um potencial empregador, deverá ter a sua própria marca pessoal, o seu próprio registo, com o seu portefólio no website e a sua presença nas diversas redes sociais (o LinkedIn é primordial!). Uma forte presença online poderá ser o fator decisivo e diferenciador entre outros candidatos.
- Seja curioso.
O marketing digital pode muitas vezes ser percebido como bastante cativante, mas a verdade é que é muitas vezes mais técnico do que gostaríamos de admitir. Deverá ter o conhecimento básico de HTML, de design gráfico ou de Google Analytics e AdWords para poder conversar com outras pessoas da área ou até destacar-se entre outros candidatos menos técnicos. Faça cursos online gratuitos para aprender mais sobre estas matérias, nomeadamente, os cursos do Coursera, Udemy, HubSpot e Udacity.
- Saiba mais sobre métricas.
Sabe o que é um CPC ou um CPA? Se quiser destacar-se numa reunião com um cliente, fale em métricas e no retorno que as suas ações tiveram. É fácil falar sobre um conceito criativo emocionante que ajudou a desenvolver, mas o fato permanece…o investimento fala mais alto. Todavia, não use e abuse desta técnica com clientes ou potenciais clientes, uma vez que muitos deles não entendem esta linguagem.
Por outro lado, deverá ter conhecimento de métricas para avaliar todas as suas campanhas de marketing e quais foram as suas principais conclusões. No marketing digital não há receitas para a vida e testar é essencial para medir todas as ações que tomamos, de modo a ir ao encontro do que mais deseja numa determinada campanha – o sucesso.
- Obtenha a certificação.
Se realmente deseja destacar-se junto de outros profissionais, os certificados ajudarão de certo modo. Uma das questões que a indústria de marketing digital enfrenta é que não há barreiras à entrada, o que significa que qualquer profissional pode potencialmente obter uma posição digital numa empresa. Sugiro fazer parte do Atelier Digital da Google e do curso Facebook Blueprint.
À medida que esta indústria amadurece, os recrutadores estão a ficar mais experientes sobre o que diferencia um candidato, sendo que os certificados fazem diferença.
Além de todas estas dicas, sugiro também que tenha uma atitude positiva perante a vida, resiliência, resolução de problemas, criatividade, gestão do tempo, capacidade de comunicação e empatia, trabalho em equipa com pessoas com historial diferente ao seu e capacidade de aprendizagem e melhoria contínua.
Qual a profissão que gostaria mais de ter?
Gestor de Marketing Digital ou Digital Marketing Specialist
Esta função consiste em analisar a empresa e o mercado para definir um plano estratégico de marketing digital e ajudar a aumentar a sua visibilidade online e alcançar objetivos específicos, nomeadamente, de negócio ou de outra natureza. Deverá ter conhecimento aprofundado de todo o processo estratégico de marketing digital 360 e o domínio de competências de ferramentas diversas, tais como, Search e Analytics, metodologias de e-mail marketing, social media, etc.
Search Engine Optimization (SEO)
O especialista em SEO é responsável pela otimização das plataformas online da marca/empresa, de modo a facilitar a pesquisa e o acesso através dos motores de busca, nomeadamente, o Google, o Bing, o Yahoo, etc.. Em Portugal há três especialistas que se destacam, o Marco Gouveia, o Daniel Pereira e o Miguel Maio.
Search Engine Marketing (SEM)
O especialista em SEM é responsável pelas estratégias e técnicas que melhoram a posição de um website nos resultados de pesquisa, seja de forma orgânica (SEO) ou por links patrocinados (Google AdWords).
Data Analytics Manager ou Analista de CRM
Este profissional desempenha um papel fundamental nos processos de tomada de decisão da empresa, na medida em que trabalha os dados e retira a melhor informação por forma a fornecer uma análise mais profícua do negócio. Em Portugal há um especialista que se destaca, o André Zeferino.
Content Marketing Manager ou Gestor de conteúdos online
É responsável por iniciativas de marketing no âmbito dos conteúdos. Tem como tarefa gerar tráfego, envolvimento, leads, vendas e fidelização de clientes. Em Portugal, temos o Martim Neto Mariano, como um dos principais experts em Storytelling e Gestão de Redes Sociais.
Head of E-Commerce
A responsabilidade deste profissional inclui a análise, a revisão, a recomendação e a implementação de mudanças estratégicas que aumentem a rentabilidade do negócio online da empresa, nomeadamente, através de lojas online. Em Portugal há dois especialistas que se destacam, a Vera Maia e o Rui Cunha.
Community Manager ou Social Media Specialist
A gestão de redes sociais é talvez uma das tarefas mais completas e complexas no seio do Marketing e da Comunicação. Este profissional é responsável por colocar em prática a estratégia de marketing da marca/empresa nas redes sociais, desenvolvendo o conhecimento e criando reputação online. Em Portugal há quatro especialistas que se destacam: Virgínia Coutinho, Luciano Larrossa, Vasco Marques e Ana Mendes.
Account e Project Manager
Este profissional faz a gestão de projetos digitais que consiste na organização de informações, conteúdos, recursos e relações ao longo de um projeto desde a angariação do cliente até à entrega do projeto final. Por outras palavras, é um comercial com foco digital, sendo o porta-voz da empresa e estabelecendo a ponte entre a agência e o cliente.
Estes profissionais são cada vez mais apetecíveis no mercado de trabalho nacional, podendo trabalhar em diversos locais, nomeadamente:
- Agências de Marketing Digital e de Publicidade;
- Empresas com departamento de Marketing que utilizem meios online para captar clientes e promover produtos ou serviços;
- Empresas ou organizações que já utilizaram ou pretendam vir a utilizar a Internet, para gerar oportunidades de negócio.
Também poderão ser consultores por conta própria (freelancers), sendo contratados pelas empresas para projetos pontuais ou até empreendedores e criarem o seu próprio negócio tendo por base o online.
Em jeito de conclusão, os melhores profissionais de marketing digital são autodidatas. Aproveitam o seu tempo disponível para ganhar experiência e testar várias estratégias em diferentes plataformas. Estão familiarizados com todos os aspetos da indústria. Os melhores não se concentram apenas nas redes sociais, examinam toda a sua envolvente externa.
Tenha em mente que conhecimento e experiência não são necessariamente competências, no entanto são imprescindíveis no mercado de trabalho atual, uma vez que este é muito competitivo e as mudanças são cada vez mais rápidas.
Se tem muita criatividade e análise e está disposto a aprender por conta própria, será um excelente profissional para qualquer entidade empregadora que necessita dos serviços de marketing online.