Programação Neurolinguística – O que é?

Inês Santos Silva
Trainer Master em PNL, Executive/Career/Life Coach

A PNL é uma metodologia disruptiva que possibilita a mudança humana. Através da autoconsciência percebemos porque não estamos a alcançar os objetivos… Este é o ponto de partida para a mudança. Se continuarmos a fazer as tarefas da mesma forma, obtemos os mesmos resultados. É um facto. As técnicas aumentam o raciocínio lógico, emocional e intuitivo para realizar o que anteriormente parecia impossível.

A melhor parte sobre a técnica de PNL é a rapidez com que se conseguem alcançar os resultados. Só há 2 ingredientes fundamentais – Acreditar e querer mudar. Tudo o resto as metodologias PNL fazem por si.

Aprender como podemos comunicar melhor, controlar os impulsos, responder ponderadamente mesmo em situações desafiadoras são alguns dos benefícios fascinantes que a PNL proporciona.

Ao compreendermos o mecanismo de mudança, podemos replicar noutras áreas da vida. Se temos facilidade em gerir conflitos familiares e dificuldade nas relações laborais, através de ferramentas da PNL conseguimos aplicar a mesma «fórmula» e assim alargar a nossa área de assertividade e eficácia.

Os bloqueios por vezes são inconscientes, para os superar a ajuda desta ferramenta é preciosa. Mudar a perspetiva, adquirir novas perceções a partir das reações dos outros. Ajustar a linguagem.

Encontrar novos caminhos neuronais é a proposta da PNL. Avançar na direção desejada com mais simplicidade e celeridade.

 

Em que áreas a PNL é aplicada?

Nos anos 70, Richard Bandler (cofundador), começou por estudar os padrões dos grandes comunicadores do mundo dos negócios, como era o conteúdo da suas mensagens -a linguagem, como se motivavam e aos outros, como conseguiam influenciar as pessoas para aderirem às suas ideias. Percebeu, ao estudar estas habilidades, que as mesmas poderiam ser modeladas e transferidas para qualquer pessoa.

 

Hoje, esta excelente metodologia tem particular relevância nos negócios, para alavancar vendas, gerir equipas, liderar, comunicar, apresentar ideias e desenvolver a Inteligência Emocional.

No campo individual é fundamental para fortalecer a confiança e a autoestima. O foco pode ser profissional e o efeito colateral positivo é pessoal. E vice-versa.

A PNL fortalece o poder pessoal e facilita a resolução de problemas, criando uma autoestrada para alcançar os resultados que pretendemos.

 

 

Funciona mesmo?

Existem várias investigações sobre a eficácia da PNL e psicoterapia  que pode consultar na European Association for Neuro-Linguistic Psychotherapy (https://www.eanlpt.org/Research ).

Nos EUA e um pouco por todo o mundo grandes empresas utilizam esta ferramenta poderosa para alcançar os objetivos organizacionais. Como a BMW, FIAT, AMERICAN EXPRESS, entre outras. Os cientistas da NASA utilizam de PNL nos seus treinos e em consultorias internacionais.

E você já aplicou a PNL na sua vida e nos negócios?